Home - Convergência Digital

Citrix: Funcionários desengajados travam a transformação digital

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo - 12/08/2019

As empresas estão mais preocupadas em fazer a transformação digital para fora do que para dentro de casa e os fracassos estão acontecendo, observa o diretor-geral da Citrix do Brasil, Luís Banhara. Em entrevista ao Convergência Digital, durante a edição brasileira da Future of Work tour da companhia, na semana passada, em São Paulo, Banhara foi muito claro: funcionário não engajado trava todos os processos da jornada digital.

"Uma pesquisa do Instituto Gallup mostra que, hoje, 85% dos trabalhadores não estão engajados no mundo e, em 2020, esse número passará para 95%. Esse desengajamento vai travar a transformação digital e provocará um prejuízo de US$ 7 trilhões à economia global", afirma Banhara. O executivo diz que a projeção do mercado mostra que vai existir um gap de talentos em torno de 95 milhões de profissionais no mundo em 2020, que vão ser somados aos desmotivados no ambiente de trabalho.

"A experiência do funcionário será decisiva para uma boa jornada digital. Acredita-se que cada pessoa terá até 8 dispositivos conectados nos próximos anos, além do smartphone, do notebook, do tablet e do celular. Saber transformar o dado gerado por todos esses dispositivos em informação será diferencial concorrencial", observa ainda o diretor-geral da Citrix no Brasil.

Interessada em ter uma fatia desse mercado, a Citrix investe nos chamados microapps, quando as aplicações (sobretudo as SaaS) são transformadas em funcionalidades, o que otimiza o tempo dos funcionários ao eliminar logins, diminuir drasticamente o tempo da troca de um aplicativo para outro e destacar as funções mais acessadas. "São tantos os sistemas - entre 7 a 12 - o ideal é o funcionário atuar onde ele tem de atuar de forma transparente até por conta da urgência da governança de dados após as legislações, como no Brasil, a Lei de Dados Pessoais, que entra em vigência em 2020", salienta.

A Citrix, reforça Banhara, traçou três diretrizes: organizar, ensinar e automatizar. Hoje, informa Banhara, pelo menos 20 clientes da Citrix no Brasil estão testando o novo modelo de gestão de informação proposto pela companhia. "Sabemos que o processo gera dor, nós mesmo na Citrix tivemos dores, mas esse modelo é essencial para a jornada digital", acrescenta o executivo.

Sobre o momento brasileiro, a Citrix navega em mares mais tranquilos. O diretor-geral da companhia admite que o primeiro trimestre foi, como denominou, esquisito. "Não foi o que planejamos, não do ponto de vista de retorno, mas de oportunidades", diz Banhara. O segundo trimestre já foi uma guinada. "Ele superou as nossas expectativas", comemora. Para o segundo semestre, o executivo mantém o otimismo com a recuperação econômica."Tecnologia é ferramenta para otimizar custos", salienta.

As verticais que mais estão buscando engajar funcionários na transformação digital são o varejo - acossados pelas vendas online - o financeiro e serviços. O segmento de healthcare também busca a organização, muito em função da LGPD. "A lei de dados pessoais exigirá compliance e governança de dados. Organizar, ensinar e automatizar serão mantra", completa Banhara.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

08/10/2019
Serpro escolhe parceiros para digitalização de serviços públicos

04/10/2019
Esperar para ver é a morte da transformação digital

12/08/2019
Citrix: Funcionários desengajados travam a transformação digital

06/08/2019
Nuvem pública dos órgãos federais volta a travar na Justiça

06/08/2019
Japonês Softbank compra 8% do brasileiro Banco Inter

02/08/2019
INPI promete reduzir prazo para registro de chips de 70 para 7 dias

30/07/2019
Teles e bancos são setores mais avançados na transformação digital

18/07/2019
Hospital Santa Paula faz jornada digital, mas alerta para falta de cientistas de dados

10/07/2019
ISPs e transformação digital aquecem o mercado de fibra óptica no Brasil

05/07/2019
BRF faz transformação digital e consumidor ganha voz de decisão

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

Informação sigilosa pelo WhatsApp caracteriza justa causa para demissão

Mesmo com estabilidade provisória como cipeiros, Tribunal Superior do Trabalho deu validade à dispensa de três empregados que divulgaram nomes de futuros demitidos pelo app de mensagens. 

RH prioriza currículo e falha ao contratar profissionais de TI

Há uma distância grande do discurso adotado pelo RH com relação à tecnologia em relação à prática no dia a dia e a conversa entre a TI e o RH fica muito distante e gera ruído, observa a diretora da edtech Fábrica de Cursos, Sylvia Meirelles.

Automação e IA exigem que Brasil reeduque sete milhões em três anos

Estudo da IBM indica que o impacto das novas tecnologias no mercado de trabalho demanda qualificação imediata de 120 milhões nas maiores economias do mundo, mas o tempo de capacitaçao aumentou 10 vezes desde 2014. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site