INTERNET

Governo do Espírito Santo vai comprar 340 quilômetros de fibra óptica

Convergência Digital ... 13/08/2019 ... Convergência Digital

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) publicou, nesta terça-feira (13), o edital da licitação para ampliação da rede de fibra óptica da Região Metropolitana da Grande Vitória, que permitirá alcançar os municípios de Guarapari, Viana e de novos locais na Serra e Vila Velha.  Serão implantados mais 340 quilômetros de fibra óptica, interligando cerca de 100 unidades de órgãos públicos estaduais. Os novos recursos também serão usados para a manutenção da rede de fibra óptica já implantada, que contempla cerca de 450 órgãos estaduais, em Vitória, Cariacica, Vila Velha e Serra.

“Fibra ótica é um investimento importante, pois permite interligar nossos órgãos públicos, como escolas, unidades de saúde, presídios, secretarias, agilizando serviços e diminuindo, assim, o custo do Estado. Vamos dar velocidade e estabilidade à nossa rede pública”, afirmou o governador do Estado, Renato Casagrande.

A expansão da rede de fibra óptica contribuirá para reduzir custos governamentais por meio da utilização de videoconferência, das teleaudiências criminais, da telefonia integrada e dos links de telecomunicações. Outro benefício do investimento é tornar mais rápido, nas repartições, o acesso aos diversos sistemas utilizados pelo Governo.

O processo licitatório será na modalidade pregão eletrônico, tipo menor preço. As propostas podem ser enviadas a partir das 8 horas, desta quarta-feira (14), até às 9h59 do próximo dia 23, quando será aberta a sessão, às 10 horas. A partir desse horário, os licitantes poderão apresentar lances até o encerramento do certame.  Mais informações: comunicacao@prodest.es.gov.br


Revista Abranet 31 . maio-julho 2020
Veja a Revista Abranet nº 31
A pandemia da Covid-19 fez a rotina mudar num piscar de olhos. E coube à internet mostrar a sua força. O aumento significativo do tráfego de dados por conta do teletrabalho e do isolamento social foi uma realidade assustadora. Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

No Brasil, 47% indicam comprar mais pela internet após Covid-19

Pesquisa da Salesforce também indica que os brasileiros são quase duas vezes mais propensos a fazer compras por meio de redes sociais que em outros países.

Ministério Público defende rastreamento de mensagens no PL das Fake News

Para a Câmara Criminal do Ministério Público Federal, a previsão deve ser mantida porque "mostra-se útil para a investigação de diversos ilícitos". 

Fake News: Sai versão em português de chatbot gratuito de verificação para o WhatsApp

Pelo chatbot da International Fact-Checking Network, usuários do OTT podem verificar se informações específicas que receberam sobre a COVID-19 já foram classificadas como "falsas", "parcialmente falsas", "enganosas" ou "sem evidência" por verificadores profissionais.

Comércio pela internet dispara e movimenta 12% das vendas no Brasil

Segundo pesquisa da Camara-e.net e da Compre & Confie, vendas em junho foram 110% superiores há um ano. Alta no semestre beira os 60%. 

Slack acusa Microsoft de impor o Teams vinculado ao Office

OTT alega que a empresa norte-americana está vinculando o Teams ao Office para forçar a aceitação do produto, que disputa espaço com o Slack e com o Zoom nessa era de pandemia.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G