INOVAÇÃO

Transformação digital é um dos temas da 4ª edição da O&G TechWeek

Convergência Digital ... 16/08/2019 ... Convergência Digital

Durante cinco dias, mais de 90 palestrantes nacionais e internacionais do setor de óleo e gás e do ecossistema de inovação debaterão o impacto das tecnologias digitais no futuro dos segmentos de Upstream, Downstream, Gás e Energia e os possíveis desdobramentos em outros setores da economia. O encontro acontecerá na O&G TechWeek, primeiro evento brasileiro focado em tecnologia e tendências para o futuro do setor que, esse ano, conta com a parceria do Conselho Mundial de Petróleo (WPC, na sigla em inglês).

Com uma programação de talk shows, estudos de casos e atividades interativas, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), idealizador e realizador do evento, busca conectar os maiores players do setor de energia com pesquisadores, investidores, empreendedores, startups e empresas de ponta da área de tecnologia. O desafio é garantir que o bom momento da indústria de petróleo e gás brasileira resulte em uma verdadeira transformação digital no segmento, em linha com o que se espera da indústria 4.0.

"A O&G TechWeek é um estímulo para que essa indústria transcenda suas fronteiras e práticas tradicionais, pavimentando um caminho de maior cooperação e se abrindo às otimizações em processos e à aplicação de tecnologias digitais. Existem oportunidades de ganhos imediatos e significativos se contarmos com a participação dos principais atores deste ecossistema", afirma Augusto Borella, gerente de Transformação Digital da Petrobras e Chairman do Comitê Técnico da O&G TechWeek.

Dessa vez, a O&G TechWeek acontece em um espaço que já se consolidou como um hub (ou plataforma) de inovação: a revitalizada região portuária do Rio de Janeiro, no mesmo endereço ocupado pela Fábrica de Startups, uma das parceiras do evento. Outra novidade é a realização pelo WPC do Expert Workshop, nos dias 26 e 27. O encontro contará ainda com um dia dedicado à Alemanha, país considerado líder na revolução 4.0.

"Queremos trazer o benchmark de políticas públicas de fomento ao desenvolvimento de tecnologia e inovação e de capacitação de mão de obra qualificada para atendimento aos novos requisitos da transformação digital, além de networking entre os participantes", explica Melissa Fernandez, gerente de Tecnologia e Inovação do IBP.

No dia 30 de agosto, a agenda do evento inclui também o TechTour, visitas aos principais centros de pesquisa e tecnologia do Rio de Janeiro, além de hackathons e sessões de pitchs de startups. Tais iniciativas foram pensadas para propiciar a interação e a troca de experiências entre o setor de óleo e gás e o ecossistema de inovação. "Incluímos uma programação voltada para atração de um público jovem, atento às oportunidades da indústria de O&G", explica o Borella.

Serviço:

O&G TechWeek

Data: 26 a 30 de agosto

Local: AQWA Corporate - Via Binário do Porto, 299 - Santo Cristo

www.ogtechweek.com.br


Oi Futuro e Sebrae lançam edital de aceleração para empreendedores

Startups terão acesso a espaço de coworking e poderão ganhar prêmios de até R$ 25 mil. Iniciativa terá seis meses de duração e reúne mentorias, consultorias e workshops.

boostLAB, do BTG Pactual, abre espaço para ERPs, big data e Edtechs

A quarta edição do programa superou a marca de 260 empresas inscritas. Para o Batch #5 serão selecionadas de cinco a dez startups para seguirem no programa durante cinco meses. Inscrições abrem nesta quinta-feira, 05/12.

STJ valida sistema 'mailbox' e confirma patente por 20 anos

​A Terceira Turma do STJ, por unanimidade, estabeleceu em 20 anos o prazo de vigência de patente concedida pelo sistema mailbox, contado a partir da data do depósito do pedido pelo interessado.

Carros autônomos se multiplicam, mas estão longe do mercado de consumo

Segundo a consultoria Gartner, veículos equipados para direção autônoma mais que dobram a cada ano, mas só o custo dos sensores já os deixa restritos à pesquisa. 

Brasileiros já incluem dispositivos IoT em lista de desejos

Pesquisa da Avast lista smartwach, caixa de som inteligente, lâmpada e termostato conectados como principais itens de consumo do momento. 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G