INOVAÇÃO

IA não decide. Quem toma a decisão final é o homem

Ana Paula Lobo e Pedro Costa, de Curitiba, PR ... 02/09/2019 ... Convergência Digital

Ao participar do My Inova Summit 2019, realizado nos dias 21 e 22 de agosto, em Curitiba, com a organização da Assespro Paraná e da Federação Assespro, o especialista da IBM Brasil, Heverton Fischer, disse que a inteligência artificial não gera desemprego. Segundo ele, a falta de trabalho acontece pela ausência de competitividade das companhias.

Ainda de acordo com Fischer, em entrevista à CDTV, do Portal Convergência Digital, o momento é o de ensinar as pessoas para as novas profissões que estão surgindo por conta da inteligência artificial. O especialista admite que o viés é uma preocupação, mas disse que já há sistemas cognitivos sendo criados para combater os vieses negativos. "Tenho convicção que o profissional será mais livre para pensar. A tomada decisão não será nunca da IA, mas sim, do homem", acrescentou. Assistam a entrevista com Hevertom Fischer.

Hevertom Fischer, da IBM, a inteligência artificial não gera desemprego, quem gera falta de emprego é a falta de competitividade, diz o especialista. O desafio de unir máquinas e homens é para dar mais competitividade para as empresas. As pessoas vão ter de ser ensinadas para as novas profissões que vão surgir. O viés da ética é uma grande preocupação na inteligência artificial, mas já há sistemas cognitivos sendo criados para identificar os vieses negativos. "O profissional será mais livre para pensar. A Inteligência Artificial não terá a palavra final. Essa sempre ficará com o homem", diz.


Tecnologias vestíveis crescem 21%, mesmo com câmbio alto e pandemia

Segundo a IDC, foram vendidos 208,3 mil dispositivos como ‘fitbands’ e ‘smartwaches’ no Brasil no segundo trimestre deste 2020. 

Startup nacional é acelerada para avançar no uso dos robôs de investimento

Solução da Allê Invest foi escolhida pelo Hupp, programa de aceleração da Abrapp - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar - para ser acelerada. Mercado é estimado em US$ 18 trilhões no mundo, em 2025.

Brasileiro cria método mais simples de fazer fibra ótica

Iniciativa é do pesquisador Cristiano Cordeiro, professor do Instituto de Física da Universidade Estadual de Campinas (IFGW-Unicamp) e a fabricação se mostra muito mais simples, rápido e barato do que os tradicionais.

Disputa pelos 'sem banco' acirra guerra entre bancos e fintechs de pagamento

Pesquisa, feita pela Temenos, em 32 países indica que 29% dos executivos de instituições financeiras mostra que um de cada três bancos vê as fintechs como ameaça principal aos seus negócios.

Covid-19: software para laboratórios permite colher dados de 5 mil pacientes por dia

Tecnologia da Fundação CERTI coleta informações em até 1 minuto e resolve o gargalo da demora nos testes em larga escala e adequado à Lei Geral de Proteção de Dados.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G