Equipamentos Wi-Fi 6 estão fora do portfólio das teles nacionais

Por Roberta Prescott ... 03/10/2019 ... Convergência Digital

O novo padrão de redes sem fio, o 802.11ax do IEEE, que ficou conhecido como Wi-Fi 6, vai conviver com as redes de quinta geração (5G). Durante conversa com a imprensa no Cisco Connect Brasil, realizado nesta quinta-feira (03/10) em São Paulo, executivos da fabricante de redes defenderam a complementariedades de Wi-Fi 6 e 5G, principalmente, para criar e fomentar novos modelo de negócios.

“Nossa visão é de que ambas as tecnologia vão conviver e se complementar, com Wi-Fi 6 para uso indoor, quando se estiver parado, dentro de algum lugar, e 5G para quando se estiver em movimento”, disse Malko Saez, da área de redes corporativas da Cisco Brasil.   

Saez salientou que a digitalização impõe novas prioridades, tais como mobilidade, internet das coisas, computação em nuvem e segurança, e que esta nova realidade aumenta a complexidade das redes e exige que a segurança seja tratada de forma holística, desde usuário até a aplicação.  “Atualmente, 95% das configurações de rede são feitas manualmente, o que acaba gerando erros humanos e impactando os negócio; 70% violações de políticas ocorrem devido a erros humanos e 75% orçamento de TI utilizado para operar e gerenciar a rede”, apontou. 

O especialista explicou que Wi-Fi 6 atende aos novos padrões de mercado, entregando uma velocidade de transmissão quatro vezes mais rápida em relação ao padrão atual e com menor latência, maior densidade e menor consumo de energia. “Na ótica de IoT, com milhares de dispositivos conectados ao mesmo, isto faz diferença”, disse

Para Marco Sena, diretor de redes corporativas da Cisco América Latina, o Wi-Fi é um elemento da rede pelo qual se consegue definir as políticas de segurança dentro das redes dos clientes.  A Cisco, acrescentou o especialista, já tem clientes no Brasil usando Wi-Fi 6. Os usuários são empresas de médio e grande portes que estão passando pela atualização da infraestrutura de Wi-Fi.

As operadoras de telecomunicações ainda não compraram os produtos Wi-Fi 6, mas a expectativa é que incorporem a nova versão nos planos de atualização de infraestrutura. Com relação a custo, ele explicou que os dispositivos Wi-Fi 6 chegam ao mercado cerca de 15% mais caro em relação aos equipamentos da versão anterior. 


Internet Móvel 3G 4G
Para TIM, migração para banda Ku vai atrasar ainda mais 5G

Presidente da operadora, Pietro Labriola, diz que opção pelos filtros nas parabólicas é saída mais pragmática. “Não podemos leiloar uma frequência que ficará ociosa”, afirma.

Minicom: O momento é de repensar os negócios e o 5G vai ajudar muito

Ministério está comprometido a fazer política pública para tratar do desenvolvimento das TICs, assegurou o diretor do Departamento de Inclusão Digital, Wilson Wellisch.

SindiTelebrasil muda marca para Conexis. Rodrigo Abreu, da Oi, assume comando

Abreu substitui o presidente da Algar Telecom, Luiz Alexandre Garcia, que ficou à frente da entidade nos últimos cinco anos. Prioridades de Abreu são o leilão 5G e fazer valer a Lei das Antenas no dia a dia real das teles.

Relator no Senado propõe desoneração de IoT e VSats sem mudar texto da Câmara

Relator do PL 6549/19 na CCT, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) sustenta que isenção de Fistel, Condecine e CFRP vai, na prática, aumentar a arrecadação . “Ganho líquido na arrecadação será de R$ 2,9 bilhões”, afirma. 

Empate suspende decisão do STF sobre desbloqueio de celular em 24 horas

Operadoras questionam no Supremo uma lei do Rio de Janeiro que determina o desbloqueio da linha 24 horas após quitação de dívida. Placar está em 5 a 5. 

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G