GOVERNO » Legislação

Restrição de acesso à nova Lei de Informática é inconstitucional

Luís Osvaldo Grossmann ... 09/10/2019 ... Convergência Digital

Para além do prazo de uma tramitação tranquila, a Medida Provisória com ajustes na Lei de Informática é esperada para os próximos dias mas tende a sair com uma encrenca jurídica a ser resolvida pelo Congresso Nacional. Pelo menos dois pareceres, tanto do MCTIC como do Ministério da Economia, indicam que a restrição de acesso aos incentivos, desejada pelo Fisco, seria inconstitucional. 

O novo mecanismo tributário, por outro lado, foi pacificado nos dois lados da Esplanada dos Ministérios e já virá contemplado no texto da MP. Evitou-se que a compensação ficasse concentrada somente no imposto de renda, o que tornaria o instrumento de utilidade duvidosa. O texto já chegará ao Parlamento substituindo o IPI por crédito genérico em tributos administrados pela Receita Federal. 

Se esse é o coração da nova Lei de Informática, é igualmente certo que aquela restrição de novas adesões ao regime vai concentrar os debates entre deputados e senadores. A interpretação nos pareceres que contestam a ideia é de que ao impedir que novas empresas se utilizem dos mecanismos que reduzem imposto mas exigem pesquisa, a nova lei poderia ficar ainda mais restritiva do que aquela condenada na Organização Mundial do Comércio. 

Com prazos estourados, a tentativa de manter previsível e sem novidades o tamanho da renúncia fiscal chegou no limite das discussões internas no governo. Para cumprir o compromisso de ter novos instrumentos em vigor já em 1o de janeiro de 2020, a expectativa era de que essa MP chegasse ao Parlamento ainda em meados de agosto. A preocupação é menos com a tramitação em si do que com que ela seja concluída a tempo de ser cumprida a noventena – o prazo de 90 dias para que alterações tributárias entrem em vigor. Não por menos, as novas projeções são de que a lei esteja aprovada antes do Ano Novo, mas a vigência seja um pouco atrasada. 


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Serviços digitalizados evitaram 65 milhões de visitas a órgãos públicos

A conta é da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, que considera atos inteiramente online anteriormente realizados somente com presença física do requerente. 

Suspeita de fraude faz Caixa bloquear 1,3 milhão de CPFs no Auxílio Emergencial

Total de contas bloqueadas responde por cerca de 5% dos pedidos aprovados. Para reativar o benefício, o dono da conta bloqueada terá de ir pessoalmente a uma agência e provar a sua identidade.

ABES: Software cobra transparência do ministério da Economia

Para o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Software, Rodolfo Fücher, o veto à prorrogação da desoneração da folha chega em um momento onde a inadimplência aumenta e da falta de crédito.País caiu para 10º no ranking mundial de software.

Bolsonaro surpreende e veta prorrogação da desoneração da folha

Ao sancionar a Lei 14.020/20, presidente descartou manter o benefício até o fim de 2021 para 17 setores, inclusive TI e cal center. “Dispositivos acabam por acarretar renúncia de receita”, anotou na mensagem de veto.

Governo segue com privatização de Serpro, Dataprev e Telebras para 2021

O secretário de desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar, disse que não há mudança de planos do governo Bolsonaro, mesmo com o papel desempenhado pelas estatais de TI na pandemia, e está mantido o plano de vender 12 estatais no ano que vem.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G