Convergência Digital - Home

Disseminação de serviços em nuvem puxa investimentos globais em TI

Convergência Digital
Convergência Digital - 25/10/2019

Os gastos totais com TI em 2019 vão bater em US$ 3,7 trilhões – cerca de R$ 15 trilhões – o que representa uma alta de 0,4% em relação sobre 2018, segundo projeções da consultoria Gartner. O movimento deve ser mais forte em 2020, quando as estimativas apontam para crescimento de 3,7%. 

Segundo analisa a consultoria, os investimentos para atender exigências regulatórias estão na prioridade das empresas. A começar por segurança. Os gastos cresceram 10,5% até aqui em 2019, sendo que os aportes para garantir segurança em ambientes de computação em nuvem devem crescer 31,2% ao longo dos próximos cinco anos. 

Segundo a Gartner, investimentos nessa área envolvem não apenas a segurança contra ataques, mas para garantir compliance com tarifas e políticas comerciais, direitos de propriedade intelectual e as cada vez mais comuns regras de proteção à privacidade. 

E de fato as estimativas indicam que os gastos com TI são puxados pela disseminação de serviços em nuvem. Por enquanto, os EUA não apenas lideram a adoção de cloud computing como concentram metade dos gastos globais com nuvem. Mas há um movimento mundial de adesão a esse tipo de tecnologia, o que está direcionando os investimentos com TI, segundo a Gartner. 


Destaques
Destaques

Compartilhamento de dados fomenta o big data no governo federal

A TIC Governo Eletrônico 2019 mostra que ainda há muito por usar em análise de dados no governo. O MPF foi o maior utilizador dos dados para análise. O Executivo ficou com apenas 20%. Serviços na nuvem também ficam aquém do desejado.

Evite os mitos. Nuvem não é mágica nem resolve tudo

Mesmo com dados de crescimento constantes, conceitos errôneos atormentam a computação em nuvem e retardam, muitas vezes, a adoção da tecnologia. Os mitos,advertem o Gartner, são perigosos e enganosos.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.

Jornada para a nuvem: evite as armadilhas e faça a coisa certa

Por Fábio Kuhl*

Até bem pouco tempo, a nuvem era inovação, hoje me arrisco a dizer que, em breve, uma commodity.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site