TELECOM

Novo aplicativo facilita queixas na Anatel e dá notas para operadoras

Luís Osvaldo Grossmann ... 19/11/2019 ... Convergência Digital

Em teste há alguns dias, foi formalmente lançado nesta terça, 19/11, o novo sistema de atendimento aos usuários de serviços de telecomunicações da Anatel, chamado Anatel Consumidor. É um novo aplicativo - e uma nova interface diretamente no site da agência – para receber as queixas mas que incorpora uma ferramenta de resolução, ao dar 10 dias para as empresas responderem aos clientes. 

A Anatel registra, em média, 3 milhões de reclamações por ano, um volume seis vezes superior às 500 mil reclamações anuais feitas nos 800 Procons do país e que também representa 10 vezes mais clientes de telecomunicações do que a plataforma Consumidor.gov.br, que também tem uma proposta de resolução dentro da própria plataforma. 

“Tínhamos um sistema defasado em termos de experiência do usuário e mesmo de capacidade operacional. Adotamos uma interface simplificada, com cadastro único e sistema de resolução. E no final o usuário dará nota de 1 a 5 sobre o atendimento, que será divulgada como nota de desempenho das operadoras”, explica a superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel, Elisa Leonel. 

Para usar o novo app, ou a ferramenta no próprio portal da agência, será preciso fazer um cadastro – um novo cadastro mesmo para quem já tinha outro para o sistema anterior. A partir daí o usuário explica a reclamação e a operadora tem 10 dias corridos para responder. Em seguida, o usuário pode indicar se ficou satisfeito ou não com a resposta e dar a nota de 1 a 5. 

Reclamar na Anatel pode ser o primeiro caminho – e de acordo com as teles, é o que acontece com cerca de 30% das queixas na agência. Muito mais comum, no entanto, é o uso do regulador como último recurso. Segundo dados da Anatel, a maior parte daqueles 3 milhões de queixosos anuais buscou antes quatro ou cinco tentativas de soluções com a própria operadora.  

Detalhe: O novo Anatel Consumidor foi desenvolvido internamente por servidores da área de TI da agência, a partir da plataforma Low Code, depois que verificou-se a inviabilidade orçamentária de compra de uma solução pronta, que custaria coisa próxima de R$ 12 milhões. 


Internet Móvel 3G 4G
Com apps ecológicos, equipes do Brasil vencem concurso da NASA

Equipes premiadas elaboraram projetos para contribuir com a limpeza dos oceanos e outro desenvolveu um sistema para identificar vazamento de óleo nos mares. Mais de 20 mil pessoas participaram do hackathon promovido pela agência norte-americana.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Sem definição no Senado, Carlos Baigorri assume como substituto na Anatel

Nome do superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da agência continua à espera de sabatina, desde outubro de 2019, pela Comissão de Infraestrutura.

Oi, Oi Futuro e Ministério da Cidadania integram Tecnologia à história das Telecomunicações

Espaço MUSEHUM-Museu das Comunicações e Humanidades - utiliza novas tecnologias como realidade vritual, 3D, celular e games para reportar a trajetória do mercado brasileiro.

MPF usa analytics para fiscalizar telefonia móvel

Câmara do Consumidor e da Ordem Econômica do Ministério Público Federal usa ferramenta que compila dados da Anatel para orientar promotores em cidades com “índices críticos”. 

Rede de IoT da American Tower atinge 220 cidades

Segundo a empresa, rede IoT/LoRaWAN trafegou mais de 1,7 bilhão de mensagens no ano passado, especialmente, nos segmentos de gestão de frota e ativos.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G