GESTÃO

BNDES vai financiar transformação digital em estados e municípios

Luís Osvaldo Grossmann* ... 11/05/2020 ... Convergência Digital

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou termo de adesão à Rede Nacional de Governo Digital. A parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia como primeiro “colaborador público” da Rede Gov.Br busca facilitar a articulação e a elaboração de iniciativas relacionadas à transformação digital no governo federal. 

“A Rede Gov.Br  já conta com 11 estados e 17 municípios brasileiros e faz parte da Estratégia de Governo Digital 2020-2022, lançada recentemente”, afirma Luis Felipe Monteiro, secretário de Governo Digital. “Agora, com a adesão do BNDES, teremos um parceiro importante no suporte logístico e financeiro aos entes subnacionais, dando-lhes fôlego para acelerar esta revolução no relacionamento do governo com o cidadão.”

Segundo a SGD, a condição de parceiro articulador permitirá ao BNDES atuar na promoção e no desenvolvimento de serviços públicos digitais. O banco vai participar das discussões sobre digitalização da gestão pública, integrando fóruns e reuniões e identificando oportunidades de ações conjuntas. 

“O apoio do BNDES a projetos que acelerem a transformação digital dos entes públicos ganha ainda mais importância no contexto atual da pandemia, aumentando a oferta de serviços digitais e reduzindo o custeio dos estados e municípios em um cenário de forte restrição fiscal”, afirma o gerente de Gestão Pública e Socioambiental do BNDES, Leandro Crema. 

* Com informações do Ministério da Economia

Covid-19 acelerou digitalização de 200 serviços públicos

Segundo a Secretaria de Governo Digital, em 18 meses já são 800 serviços acessíveis totalmente de forma digital. 

Petrobras adota satélite de baixa órbita para reduzir tempo de transmissão de dados

Estatal contratou satélites de órbita média terrestre para reduzir em 75% a transmissão de dados. Tecnologia vai ser usada em outras oito plataformas da Petrobras, instaladas nos campos de Búzios, Lula, Berbigão e Atapu.

Apenas 15% das PMEs conseguiram crédito durante pandemia de Covid-19

Pesquisa do SEBRAE, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, mostra que apenas 1 milhão das pequenas e médias empresas conseguiram recursos bancários por falta de garantia e/ou nome negativado. Venda por aplicativos e pela Internet foi a saída para evitar o fechamento dos negócios.

MP que adota biometria e revê certificado digital tem 76 emendas no Congresso

Entre as propostas, gratuidade de certificados digitais para brasileiros inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G