Convergência Digital - Home

FGV oferece curso online gratuito de Ciências de Dados

Convergência Digital
Da redação - 22/05/2020

A Fundação Getulio Vargas (FGV) está oferecendo o curso on-line de Introdução à Ciência de Dados durante o período de distanciamento social. Com duração de 60 horas, as aulas serão baseadas em uma bibliografia sugerida, em língua inglesa, com os principais conteúdos em data science da atualidade.

Parte desse material é aberto, mas há itens de acesso restrito e, nesses casos, os participantes deverão arcar com custos dos direitos autorais das obras que subsidiam os estudos. As inscrições podem ser feitas na página do curso e não há processo seletivo para acessar o conteúdo.

Serão disponibilizadas videoaulas gravadas no estúdio da instituição, com exercícios comentados e com a indicação de acesso a outros materiais multimídia que envolvem o tema.

Ao final de seis módulos, os alunos poderão realizar um pós-teste com 10 questões e, atingindo 70% ou mais de êxito, terão direito a imprimir uma declaração de participação.

De acordo com a FGV, os módulos devem traçar um panorama da ciência de dados e as aulas podem ser acompanhadas por pessoas que não tenham profundos conhecimentos de programação, matemática ou estatística.

“O nosso curso apresentará conceitos, estudos de caso reais e aplicações distintas. A ciência de dados está presente na gestão de grandes empresas, bancos e até mesmo nas ações de combate ao coronavírus", destaca Jorge Poco, coordenador do curso e professor da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp).

Segundo a instituição, a formação é voltada a profissionais de áreas de tecnologia correlatas que tenham interesse em conhecer um pouco mais dessa carreira, além de estudantes de ensino superior que desejam conhecer as principais etapas e aplicações da área, que engloba big data.

No total, a instituição está oferecendo 86 cursos gratuitos no período da pandemia, incluindo Fundamentos da Gestão de TI e Impacto da TI nos negócios, ambos com duração de cinco horas. A lista completa pode ser encontrada no site da FGV.


Trabalha com dados? Você precisa saber o que é o Lifelong Learning

Buscar o constante aprendizado é uma ferramenta essencial para qualquer profissional. Isso vale ainda mais para quem trabalha em uma área dinâmica e que requer pensamento holístico como o profissional de dados.

Destaques
Destaques

Eneva investe R$ 3 milhões para unir gás à energia com a IA ALINE

Software, que utiliza algoritmos de machine learning, foi desenvolvido em parceria com o Instituto Tecgraf da PUC/Rio e está sendo testado no Maranhão. Próxima etapa é um projeto de pesquisa com foco na integração da produção do gás onshore com a geração de energia, o que significa usar IA em um projeto 100% conectado.

Armazenamento por serviço: um mercado em alta com privacidade de dados

IDC prevê que, em 2023, o mundo terá 11,7 ZB de dados armazenados, em comparação aos 5,0 ZB, apurados em 2018.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O que é o balanceamento de carga de alta disponibilidade?

Por Ivan Marzariolli *

A alta disponibilidade começa com a identificação e eliminação de pontos únicos de falha em sua infraestrutura que podem desencadear uma interrupção do serviço - por exemplo, implantando componentes redundantes para fornecer tolerância a falhas no caso de um dos dispositivos estiver com problemas.

Dados em tempo real fazem toda a diferença no e-commerce

Por Leandro Rodriguez*

O tempo se tornou o fator crítico no relacionamento entre vendedor e comprador. Levar informações em tempo real a uma filial local ou a gerentes de loja pode ser determinante para a aquisição de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site