Home - Convergência Digital

Centro de Operações Rio usa rede neutra IoT da American Tower

Convergência Digital* - 08/06/2020

A Prefeitura do Rio de Janeiro e a American Tower fecharam uma parceria para que a prefeitura possa utilizar a infraestrutura de rede IoT da empresa para o desenvolvimento de soluções de cidades inteligentes. O Centro de Operações, que hoje já combina 200 camadas de dados para apoiar a geração de insights para gestão pública, viu na parceria uma oportunidade de habilitar novos casos de uso de interesse das cidades.

"Quanto mais sensores da cidade a gente conseguir trazer para dentro do COR, mais informações poderemos fornecer para os cidadãos, para que eles tomem a melhor decisão para o seu dia a dia", afirma o chefe executivo do Centro de Operações, Alexandre Cardeman. Um exemplo de solução que já está utilizando a infraestrutura de rede da ATC é a gestão de inundação em pontos críticos da cidade, desenvolvidos pela startup carioca Noah.

A solução foi desenvolvida na primeira fase do "Programa de Inovação COR", que teve como objetivo o endereçamento de desafios reais da cidade por meio de startups. A startup Noah venceu o programa pela relevância do desafio endereçado e eficiência na execução da solução, que consiste em sensores instalados em locais específicos da cidade e uma plataforma para gestão dos dados no dashboard do Centro de Operações, permitindo que a Prefeitura se antecipe em casos de alagamento. Com base nas chuvas passadas, foram mapeados diversos pontos de alagamento, que serviram de base para a instalação dos sensores.

Presente na cidade do Rio de Janeiro desde o piloto realizado em 2017, a rede neutra LoRaWAN da American Tower habilita casos de uso que demandem baixo consumo de energia e baixo custo, tais como telegestão para iluminação pública, semáforo e estacionamento inteligente, medição remota de água, luz e gás, gestão de ativos e mobilidade urbana, entre outros.

"Estamos presentes em mais de 63% do PIB nacional cobrindo mais de 260 municípios, e vemos cidades inteligentes como uma das verticais mais promissoras no âmbito de IoT. Entendemos que essa parceria irá apoiar tanto a prefeitura no aumento do nível de gestão da cidade quanto no desenvolvimento do ecossistema local de parceiros", comentou Daniel Laper, head de IoT da American Tower. A parceria é a primeira desta natureza para a ATC, que entende que acordos como este podem acelerar a maturação do mercado nessa vertical.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

25/09/2020
Relator no Senado propõe desoneração de IoT e VSats sem mudar texto da Câmara

09/09/2020
Anatel: Teles precisam ser claras do que querem para Internet das Coisas

02/09/2020
TIM quer parceria com startups em uso de 4G ou IoT em soluções para o campo

31/08/2020
Governo prevê isenção de taxas para Internet das Coisas e VSATs em 2021

28/08/2020
Economia promete zerar FISTEL para IoT no orçamento de 2021

24/08/2020
Sem Fistel, internet das coisas pode criar 7 milhões de empregos em cinco anos

21/08/2020
TICs,Indústria e agro pedem urgência ao Senado em votar mudanças no Fust e Fistel

18/08/2020
Covid-19 provoca um estrago no mercado de IoT no Brasil

18/08/2020
Ataques DDoS recrutam sensores IoT como drones

28/07/2020
A10 e CLM lançam laboratório de capacitação em IoT/5G

Destaques
Destaques

Vitor Menezes, Minicom: Vamos brigar por um leilão 5G não arrecadatório

O Ministério das Comunicações sinalizou às operadoras que trabalha para convencer os colegas de Esplanada a concentrar os valores envolvidos no leilão do 5G em compromissos de cobertura, minimizando o preço a ser pago ao Estado, afirmou o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, ao participar do Painel Telebrasil 2020.

Claro: Sem antenas, São Paulo fica fora do 5G

CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira, criticou a miopia de executivos que ainda insistem em colocar restrições à implantação de antenas, como acontece na cidade de São Paulo. "5G é a grande plataforma para permitir um salto econômico mais vigoroso", advertiu.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Internet 5G traz disrupção para Telecomunicações até no modelo de negócio

Por Eduardo Grizendi*

Na RNP, estabelecemos um objetivo estratégico ambicioso – o de prover uma ciberinfraestrutura, segura, de alto desempenho e disponibilidade e, ao mesmo tempo, ubíqua, onipresente, em qualquer lugar e a qualquer hora, para nossas comunidades de educação, pesquisa e inovação.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site