AUTO TEC » por Daniel Jacques
Daniel Jacques é jornalista formado pela PUC-RS em 2003. Iniciou a carreira como assessor de conteúdo online do Grupo RBS, de Porto Alegre, onde integrava a equipe responsável pela transição dos jornais impressos para o online, anos antes de os jornais terem seus portais. Entre 2005 e 2008 foi repórter e editor de Tecnologia do site do jornal A Notícia, de Joinville (SC), antes de o mesmo ser comprado, coincidentemente, pelo grupo porto-alegrense. Dois anos depois foi assessor de imprensa de uma entidade estadual da área de tecnologia do Rio Grande do Sul. Neste período participou da cobertura de três edições da BITS – Business IT South America, realizado pela alemã CeBIT em Porto Alegre.

Sua experiência no setor automotivo começou em 2012, quando começou a trabalhar como repórter de veículos do Jornal O Sul, de Porto Alegre, e onde permaneceu três anos. Neste período realizou viagens para cobertura de eventos do setor em diversas regiões do Brasil e da América Latina. Também participou da cobertura de edições dos Salões do Automóvel de São Paulo, Paris, Genebra, Buenos Aires e Detroit.

Em 2016 trabalhou por um curto período no jornal Zero Hora, também cobrindo o setor automotivo. Em outubro do mesmo ano abriu o site Autos Giros (www.autosgiros.com.br), especializado no setor automotivo, onde conta com uma editoria específica de tecnologia. Em março de 2017 iniciou a coluna Auto Tec no portal Convergência Digital.
12/06/2017

Estamos presos no presente

É impossível, em qualquer época, prever aonde a tecnologia vai nos levar. E este nosso momento de ebulição tecnológica no caminho dos veículos autônomos também sofre deste mal. Hoje há um consenso quase geral de que vamos chegar a um dia dominado pelos veículos autônomos.

16/05/2017

A nova era do deslumbramento

Como será o futuro? Será que um dia, ao fazermos a pergunta que Marty Mcfly faz naquela cena de De Volta para o Futuro (1985) ouviremos a resposta que o Doc Brown deu para ele? “Ruas? Para onde vamos não precisamos, de ruas”

01/05/2017

Carros autônomos são uma ameaça

Na contramão da onda que acredita que os carros autônomos chegarão ao mercado global “amanhã”, Clarence Hempfield, vice-presidente de Inteligência de Localização da Pitney Bowes, considera que ainda vai demorar muito para isso se tornar realidade.

16/04/2017

Volvo: sem lesões graves ou vítimas fatais até 2020

Uma das metas mais audaciosas para o futuro da mobilidade, sem dúvida, é a da Volvo. Já faz alguns anos que, a cada novo lançamento, a marca sueca reafirma sua visão de "nenhuma lesão grave ou vítimas fatais de acidentes com veículos Volvo até 2020".

01/04/2017

O Brasil na vanguarda da mobilidade

Automóveis autônomos (73%), veículos elétricos híbridos (69%), veículos elétricos a bateria (62%), e mobilidade / car sharing (69%) são as principais tendências da indústria automotiva no Brasil até 2025. Esta foi a conclusão da Global Automotive Executive Survey, feita pela KPMG.

15/03/2017

Na velocidade do futuro

Como em todos os outros setores, no automotivo também a tecnologia tem avançado de forma cada vez mais rápida. A mobilidade do futuro, ao mesmo tempo em que abre uma série de possibilidades, traz uma série de dúvidas e tantos caminhos que é muito difícil se saber para onde estamos indo.




  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G