Home - Convergência Digital
RSS Acesse as notícias via celular ou PDA Assine gratuitamente as nossas newsletters Quem faz o Convergência Digital Fale conosco Anuncie aqui
CD TV IT Careers Blog Capital Digital



Home - Internet

Crimes Cibernéticos: Projeto Eduardo Azeredo será 'enterrado' na Câmara

:: Luís Osvaldo Grossmann
:: Convergência Digital :: 02/07/2009

O projeto de lei sobre crimes cibernéticos, que tramita há 10 anos no Congresso Nacional, deve ser 'sepultado' na próxima semana. A dificuldade para se chegar a um acordo, aos poucos, vem eliminando artigos da proposta e, como resultado, quase nada restou do substitutivo aprovado pelo Senado.

"Sobrou alguma coisa que valha a pena apresentar em um projeto? Esse é o ponto que vamos definir até a próxima semana. Não dá para saber se vamos colocar em votação o projeto do senador Eduardo Azeredo", reconheceu o relator da proposta na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, Julio Semeghini (PSDB-SP).

Nesta quarta-feira, 1º/07, uma longa reunião tentou reduzir as divergências em relação ao texto e, de fato, ao fim de cinco horas, foram firmados alguns consensos. O problema é que essa ação implicou na retirada de praticamente todos os dispositivos previstos no PL 84/99.

Já é certo que sairão do projeto os artigos que tratam da obrigação dos provedores de denunciarem atividades suspeitas e a tipificação de crimes como acesso indevido e a disseminação de código malicioso. Assim, o acordo caminha para levar a um novo projeto de lei os crimes de invasão de redes, destruição de dados, furto de informações (como senhas), etc. Também será modificada a competência da Polícia Federal para investigar esses crimes.

"Só não houve acordo na questão da guarda dos logs de acesso", disse o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que também participou, junto com Semeghini, da reunião desta quarta-feira com representantes da Academia, associação de provedores, Polícia Federal, Ministério da Justiça e Casa Civil, além da Fundação Getúlio Vargas. Essa única pendência, porém, se deve à disposição de Semeghini em retirar os pontos mais polêmicos da proposta, de forma a viabilizar uma lei que seja aprovada pelos parlamentares.

No caso dos logs de acesso - que, na verdade, são melhor explicados como o controle do IP, de forma a ficar registrado quem acessou o que e a que horas - a atual divergência está em tratar o assunto numa legislação criminal, como está, agora,em discussão, ou levar o tema para uma lei civil. "Vamos aproveitar o que é consensual numa nova legislação. E a questão da guarda de logs deve receber um tratamento civil e não penal", emenda Teixeira.

O relator Júlio Semeghini ainda gostaria de ver uma legislação que garantisse alguma forma de identificação de criminosos que se valem da internet para praticar delitos. O parlamentar entende que a guarda dos logs de acesso é um dado importante para evitar que os cibercriminosos fiquem impunes. O difícil, no entanto, é chegar a um texto com suficiente apoio para, efetivamente, vir a ser aprovado, uma vez que o governo se mostra temeroso sobre esse ponto. Tanto que até o presidente Lula voltou, na semana passada, a disparar contra o projeto.

Assim, depois de uma longa tramitação nas duas Casas legislativas, o polêmico projeto, especialmente a partir do substitutivo apresentado pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG)- deve ser descartado. Afinal um dos acertos é a elaboração de um novo projeto, previsto para ser apresentado em agosto, depois do recesso parlamentar. Resta, somente, encontrar, agora, uma solução para um embaraço político: Convencer Azeredo a desistir do projeto, que definha na Câmara.


Enviar por e-mail   ...   Imprimir texto

:: Leia também:

:: 08/02/2010 15:25
Ericsson reformula e Brasil passa a ser unidade da AL

:: 08/02/2010 15:00
Hotspots Wi-Fi não decolam no Brasil

:: 08/02/2010 13:25
China fecha site voltado para treinamento de hackers

:: 08/02/2010 11:53
Neotec culpa Anatel pelo fraco desempenho das operadoras MMDS

:: 05/02/2010 19:44
Banda Larga: Uso social da rede será argumento para regulação de mercado

:: 05/02/2010 19:10
Fábrica de chip brasileira recebeu aporte de R$ 400 milhões

:: 05/02/2010 15:30
TSE expande o uso da biometria no país

:: 05/02/2010 10:57
Alvarez: Redução de tributos para banda larga é problema para governadores

:: 04/02/2010 21:22
Vazamento no Twitter gera conflito no governo

:: 04/02/2010 18:40
Importação de componentes para TIC desabou em 2009


Outras matérias desta seção:

ANTERIOR
Speedy, da Telefônica, volta a registrar instabilidade

PRÓXIMA
Web nas eleições: Saiba quais serão as mudanças para 2010





Banda Larga: Uso social da rede será argumento para regulação de mercado
:: 05/02/2010 :: Internet
o governo, em mais uma reunião do projeto de Banda Larga, acenou para os pequenos provedores que poderá permitir a aquisição gratuita de links do babkbone federal, em troca de projetos de inclusão digital.
Fraudes na Internet justificam prisão preventiva
:: 01/02/2010 :: Internet
Num momento em que se discute leis para crimes cibernéticos, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, manteve a prisão preventiva de Pedro Cezar Bessani Filho, acusado de liderar uma quadrilha de fraudes pela internet que provocou prejuízos de mais de R$ 300 mil a pelo menos 50 pessoas, em sete estados brasileiros.
Marco Regulatório não pode impedir a liberdade na Web
:: 26/01/2010 :: Internet
Ativistas e autoridades foram unânimes ao afirmar que o Marco Civil, em fase de elaboração no Governo, não pode afetar o direito à privacidade. A criação de uma lei para a Internet no Brasil foi tema de debate no Campus Party.

:: 09/02/2010 12:25 :: Inclusão Digital
Rio Estado Digital quer atuar com as Lan Houses

:: 09/02/2010 11:05 :: Internet
STF Troca Rede ATM por Infovia IP

:: 09/02/2010 10:20 :: Governo
Governo ativa segunda geração do Portal do Empreendedor

:: 09/02/2010 09:45 :: Telecom
TV Digital: Indústria corre para ter Ginga comercial antes da Copa do Mundo




Marco Regulatório da Internet: avanço ou ameaça?
:: Por Oliver Fontana*
Uma regulamentação do uso da web é bem-vinda, mas é preciso cautela e conhecimento técnico. Só assim é possível evitar ações que terminem na contramão das demandas populares.




:: Resource oferece mais de 200 vagas para profissionais de TI

:: Alog anuncia 25 vagas para São Paulo e Rio de Janeiro

:: Cloud Open Source é tema de fórum virtual promovido pela Red Hat





Copyright © 2010 Convergência Digital
Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.