Home - Convergência Digital

Covid-19: Brasil sabe fazer software para 'jogar o jogo' global do digital

Ana Paula Lobo e Luís Osvaldo Grossmann - 08/06/2020

Não faltam projeções sobre o tamanho da demanda brasileira para profissionais de tecnologia. Como apontou o professor, cientista e empreendedor ,Sílvio Meira, ao participar do CD Em Pauta, só no Porto Digital há, neste momento, 80 vagas para engenheiro de software de crise política, econômica e sanitária. Segundo ele, quando o ambiente favorece que a carreira em software entre no imaginário, a resposta acontece. 

“À medida que mais empresas brasileiras olham para o mundo, vai demandar mais competências e mais gente competente. E isso leva a uma exigência ao setor educacional de formar mais gente. Nos últimos 20 anos no Recife, a carreira do profissional digital se tornou tão imersa na sociedade, por tudo que aconteceu no Porto Digital, que hoje é indistinguível do ponto de vista de nota mediana para ingresso de entrada na universidade dos alunos de informática e dos alunos dos principais curso. Entrar em informática é tão competitivo quanto os melhores cursos. Então aqui já existe um imaginário, a ideia de que há uma possibilidade gigantesca de carreira em informática”, contou.

"Tem escolas técnicas que preparam escrever código no ensino médio. Mas essa é uma construção de décadas. Precisa de estratégia, tempo e paciência. Poderia ser acelerado criando mais incentivos, políticas públicas, criando o desafio de empresas brasileiras globalmente competitivas de software, de digital, de sistemas de informação, de games, de animação, de visualização, de analytics, de big data, de nuvem. O universo para a gente competir é imenso. Ninguém da conta desse universo inteiro, uma única empresa digital. E é ótimo que seja assim. Significa que cada um de nós, no seu lugar e a partir dele, pode ser globalmente competitivo.”

Replicável, a boa experiência combina conhecimento e empreendedorismo. “Precisa de capacidade empreendedora, que a gente pode construir; inglês, que a gente pode aprender; codificação, que a gente aprende também. E para os estudos de design, e diria a mesma coisa pros de software, obviamente design. A gente precisa criar o imaginário. As pessoas descobrirem que tem carreiras de longo prazo, de décadas”, disse. “O mundo está escrito em software. Daqui para frente vamos ter cada vez mais bits junto de átomos. Tudo é software, ad infinitum.” Assistam a participação de Silvio Meira sobre capacitação e software.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

23/07/2021
IGTI abre inscrições para mais de 40 tipos de bootcamps em TI

23/07/2021
Salário de TI teve alta de 55% em São Paulo, Rio e BH

21/07/2021
BRQ abre 40 vagas de capacitação gratuita exclusiva para mulheres

20/07/2021
SENAI-SP: Mais de 500 vagas gratuitas para cursos de qualificação em TI

19/07/2021
SAP oferece mais dois cursos gratuitos de capacitação nos sistemas SAP S/4HANA e SAP BTP

14/07/2021
Startup tem 1.500 bolsas de estudos para formar profissionais de TI

13/07/2021
Localiza oferece oito mil bolsas de estudo gratuitas para formar desenvolvedores

05/07/2021
Profissionais de TI: como reter talentos?

02/07/2021
CI&T abre 300 vagas para seu Programa de Estágio 2022

01/07/2021
Inter anuncia 10 mil bolsas de estudos para desenvolvedores Android

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Profissionais de TI: como reter talentos?

Por Ary Gatto*, CEO da Runtalent

Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Não existe resposta correta, mas pela minha experiência, acredito que  os especialistas em TI buscam cada vez mais produtos e projetos inovadores, que tornem o dia mais prazeroso. É claro que dinheiro ainda é importante e fundamental, mas o cenário mudou.

Destaques
Destaques

Home Office foi realidade para apenas 11% dos trabalhadores no Brasil

Pesquisa feita pelo IPEA mostra que o setor privado respondeu por 63,9% do teletrabalho por conta da pandemia de Covid-19. Entre os funcionários públicos, a esfera federal teve 40,7% dos trabalhadores em regime de home office, enquanto a estadual, 37,1%, e a municipal, 21,9%.

Contratações em TIC cresceram 300% no 1ºtri e ainda assim foram insuficientes

Entre janeiro e março foram abertas 52.743 novas vagas, frente as 59.193 criadas ao longo do ano passado, segundo a Brasscom.

TRT-2 valida demissão feita pelo WhatsApp

A 18ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região confirmou a demissão de uma educadora de ensino infantil justificando que a OTT se 'tornou um grande aliado, especialmente em 2020, como ferramenta de comunicação como qualquer outra'.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site