Home - Convergência Digital

Nuvem, analytics e cibersegurança entre as principais oportunidades na TI

Convergência Digital - 28/05/2021

Desenvolvimento web e mobile, computação em nuvem, análise de dados, ciência de dados, segurança cibernética e inteligência artificial estão entre as principais oportunidades de emprego em tecnologia da informação. É o que aponta um levantamento da Icon Talent, empresa de recrutamento e seleção em TI para negócios de todos os segmentos.

“A demanda por profissionais destas áreas aumentou em função da pandemia, que fez com que muitas empresas buscassem se adaptar ao modelo e estrutura remotas. Isso trouxe outras variáveis importantes ao negócio, como a intensificação dos cuidados com a segurança, para proteger-se contra o vazamento de informações, e ainda adaptações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que regulamenta o tratamento de dados pessoais pelas empresas”, afirma Christina Curcio, uma das sócias da Icon.

O levantamento aponta as nove vagas mais procuradas em TI, nas áreas de gestão, desenvolvimento e infraestrutura. Para cada uma delas o contratante deve conhecer as habilidades necessárias e saber reconhecê-las nos candidatos:

Gestor de Inovação/Transformação digital: Focado em descobrir novas formas e tecnologias que apoiam a definição do plano de negócios da empresa, principalmente para trazer mais agilidade às entregas e maior retorno financeiro.

Desenvolvedor de Software Web Full Stack: Desenvolvedor que pode atuar tanto no visual do aplicativo, site ou software, como no lado do servidor, incluindo regras de negócios e banco de dados e, em alguns casos, no desenvolvimento mobile (de aplicativos móveis).

Data Analytics (Analista de Dados): O objetivo desse profissional é examinar uma grande quantidade de dados e extrair insights e padrões, criando estratégias e decisões para o desenvolvimento do negócio. São responsáveis pela coleta, organização e obtenção de resumos estatísticos em relatórios para que as empresas tomem suas decisões estratégicas.

Ciência de Dados: O cientista de dados reúne, interpreta e faz previsões que ajudam na tomada de decisões. Estes profissionais também podem executar as funções do analista de dados, mas vão além: são especialistas em modelagem preditiva e aprendizado de máquina, criando modelos preditivos complexos que podem fornecer recomendações válidas com base em dados históricos.

Inteligência Artificial: Nesta área, o profissional desenvolve métodos de análise de dados que automatizam a construção de modelos analíticos, através do uso de Inteligência Artificial. Baseia-se na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.

Segurança Cibernética: É o profissional que administra sistemas de informação e disponibilidade dos recursos, identifica vulnerabilidades em servidores, sistemas, aplicações e networking, para garantir maior segurança e integridade dos dados da empresa. Monitora a segurança e implementa processos e políticas de proteção. Geralmente atua com métodos de Pentest (Penetration Test), cloud computing, firewall e manutenção de antivírus.

Computação em Nuvem: Atua com a chamada “cloud computing”, tem um perfil mais completo, com alto conhecimento em desenvolvimento, segurança e infraestrutura para a análise dos indicadores do ambiente computacional. Verifica a evolução da infraestrutura e otimização destes recursos, de forma a garantir que as soluções em nuvem funcionem de acordo com o desejo dos clientes e usuários em relação à segurança, disponibilidade e desempenho. As plataformas em nuvem ou Cloud mais conhecidas são AWS, Google Cloud, Azure, IBM Bluemix, Alibaba Cloud, Oracle Cloud e são utilizadas para armazenagem de dados, substituindo os servidores físicos.

Suporte à Data Center: O analista de suporte NOC (Network Operations Center), é responsável por monitorar e executar scripts para estabilização dos incidentes de forma imediata, geração de informações para as equipes de suporte de infraestrutura, criação de relatórios de capacidade e disponibilidade dos ativos de TI, entre outras atribuições.

Administração de bancos de Dados:  O administrador de banco de dados, comumente chamado de DBA (sigla em inglês de “Database Administrator”), é o profissional responsável por gerenciar, instalar, configurar, atualizar e monitorar um banco de dados ou sistemas de bancos de dados.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

03/08/2021
Empresa de TI abre vagas para profissionais de dados

30/07/2021
Via, dona das Casas Bahia e Ponto, tem 300 vagas em TI

29/07/2021
Procuram-se analistas de sistemas, programadores e desenvolvedores

16/07/2021
Empresa voltada à transformação digital abre vagas com salários entre R$ 12 mil e R$ 14 mil

07/07/2021
SiDi está com mais de 100 vagas abertas na área de TI

06/07/2021
MaisMulheres.Tech oferece cerca de 100 mil vagas gratuitas em cursos de TI

30/06/2021
Positivo Tecnologia abre 80 vagas de emprego

24/06/2021
Instituto ELDORADO abre 100 vagas na área de TI em Brasília, Campinas, Manaus e Porto Alegre

22/06/2021
Multinacional de TI está com 110 vagas abertas em todo o Brasil

17/06/2021
Multinacional brasileira abre 65 vagas para trabalho remoto

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Profissionais de TI: como reter talentos?

Por Ary Gatto*, CEO da Runtalent

Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Não existe resposta correta, mas pela minha experiência, acredito que  os especialistas em TI buscam cada vez mais produtos e projetos inovadores, que tornem o dia mais prazeroso. É claro que dinheiro ainda é importante e fundamental, mas o cenário mudou.

Destaques
Destaques

Home Office foi realidade para apenas 11% dos trabalhadores no Brasil

Pesquisa feita pelo IPEA mostra que o setor privado respondeu por 63,9% do teletrabalho por conta da pandemia de Covid-19. 

Contratações em TIC cresceram 300% no 1ºtri e ainda assim foram insuficientes

Entre janeiro e março foram abertas 52.743 novas vagas, frente as 59.193 criadas ao longo do ano passado, segundo a Brasscom.

TRT-2 valida demissão feita pelo WhatsApp

A 18ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região confirmou a demissão de uma educadora de ensino infantil justificando que a OTT se 'tornou um grande aliado, especialmente em 2020, como ferramenta de comunicação como qualquer outra'.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site