Clicky

Convergência Digital - Home

Compartilhamento de dados fomenta o big data no governo federal

Convergência Digital
Ana Paula Lobo - 12/05/2020

Os usos de big data e da computação em nuvem ainda ficam bem aquém do possível no Brasil, conforme revela a pesquisa TIC Governo Eletrônico 2019, divulgada nesta terça-feira, 12/05, pelo CETIC.br. É verdade que os dados foram coletados de julho a dezembro do ano passado e são referentes a uso de serviços doze meses anteriores, mas o que foi divulgado mostra que novas tecnologias precisam avançar para a digitalização efetiva dos serviços ao cidadão.

Em serviços na nuvem, o email na nuvem segue sendo o mais usado e teve um incremento. Em 2017, 25% dos órgãos contrataram o serviço. Em 2019, esse percentual subiu para 40%. Mas outras ferramentas- mais efetivas para o melhor uso da tecnologia- apresentaram uma alta abaixo do desejado.

O uso de software de escritório na nuvem, por exemplo, passou no governo federal, de 12% em 2017 para 20% em 2019. A capacidade de processamento em nuvem subiu de 15% para 19% no mersmo período. O armazenamento de banco de dados ficou em 23% nos órgãos federais e 24% nos órgãos estaduais.

Com relação ao big data, o TIC Governo Eletrônico apura que, à época da coleta das informações, nem um quarto dos entrevistados fazia uso efetivo da tecnologia. Quem mais usou o big data para as suas ações foi o Ministério Público Federal, com 62%. O poder Executivo usou apenas 20%. O poder Judiciário ficou em 26% do uso. Na pesquisa, fica constatado que 41% dos respondentes usaram dados de geolocalização ou de redes sociais ou por meio de dispositivos inteligentes.

A grande surpresa com os órgãos federais -  que responderam por 32% de uso de big data - está ligada ao uso efetivo do compartilhamento de base governamentais a partir da liberação das informações por parte do governo federal. "O Governo está, sim, cruzando dados entre órgãos e, por isso, quando se questiona o uso de big data, a maior parte fala em 'outros'. No caso, essas informações vêm dos data lakes dos órgãos federais", observa Alexandre Barbosa, do CETIC.br.

O especialista observa também que a pandemia de Covid-19 obrigou a uma maior utilização de dados, como é o caso do Ministério da Saúde, que se desdobra para fazer análise de informações de saúde, além de cruzamento de dados entre órgãos federais -  caso da Dataprev com a Caixa Econômica Federal para o pagamento de auxílio emergencial à população mais carente.

Veja os principais resultados do estudo TIC Governo Eletrônico 2019
[Arquivo PDF - 3 MB]


Destaques
Destaques

TIM elege a nuvem e mira não ter mais datacenter em 2023

Ao assumir estar no meio de uma jornada para ser uma operadora 100% baseada em dados, a CIO da TIM Brasil, Auana Mattar, conta como é trabalhar com três provedores: Google, Microsoft e Oracle. Ao participar do SAS Telco Summit 2021, a executiva observou: é importante estudar as aplicações e como elas se comunicam antes de migrá-las para computação em nuvem.

Inteligência Artificial: Com estratégia certa, impacto de quatro pontos no PIB do Brasil até 2030

A inteligência artificial exige que se forme e qualifique profissionais no país, advertem especialistas. Para eles, a IA evoluiu e já passou da etapa de experimentação pra uso industrial. Para Fábio Cozman, da USP, a IA leva o país para a Sociedade 5.0, quando máquinas e seres humanos vão interagir de forma harmoniosa.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como ter nuvem sem reescrever sistemas e adequada à LGPD

Por Marco Wenna*

Como auditar e reescrever linhas de código em tempo hábil para essas migrações para a nuvem a um custo factível para que todas as linhas de código estejam em conformidade com a Lei Geral de Proteção a Dado? Esse é um desafio presente.

Serviços SaaS, proteção de dados e a LGPD

Por Eder Miranda*

Ter um plano abrangente de proteção adicional de dados para as plataformas SaaS é vital para os negócios, uma vez que as empresas não podem abrir sem ter o controle sobre o que está sendo protegido e sobre a maneira como isso está sendo feito pelos fornecedores de software como serviço.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site