Clicky

Convergência Digital - Home

Copersucar contrata nuvem híbrida da IBM

Convergência Digital
Convergência Digital - 20/05/2021

A Copersucar, empresa brasileira especializada na comercialização de açúcar e etanol, contratou a IBM Cloud para ajudar a aumentar sua produtividade e eficiência, modernizar processos e acelerar a expansão de seus negócios. Responsável por comercializar 3,7 milhões de toneladas de açúcar e 5 bilhões de litros de etanol na safra 2019-20, a empresa concluiu recentemente um importante passo em sua jornada de transformação digital com a migração de sua infraestrutura principal de TI para IBM Cloud com suporte de IBM Global Technology Services.

O Brasil é hoje responsável por cerca de 23% da produção de açúcar do mundo e referência mundial na produção de etanol de cana-de-açúcar, o biocombustível com menor pegada de carbono. O país ocupa o segundo lugar em produção de biocombustíveis, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Líder global nas duas áreas, a Copersucar tem um modelo de negócio único, conectando as usinas e os clientes, ao mesmo tempo em que realiza a operação logística, integrando todos os elos da cadeia de valor.

Para alcançar sua transformação digital e seus objetivos de negócio, a Copersucar contratou a IBM - sua parceira de tecnologia por mais de uma década - para realizar a migração de seu ambiente de uma arquitetura on-premises para IBM Cloud. Essa atualização de tecnologia abrangente conseguiu endereçar as principais necessidades do cliente: ganhar mais flexibilidade, segurança e escalabilidade de infraestrutura e ao mesmo tempo reduzir custos operacionais de TI.

"A decisão de migração da nossa infraestrutura para nuvem foi pautada pela busca de agilidade, escalabilidade e custos adequados. IBM Cloud tem se mostrado a escolha certa neste sentido, na medida que pudemos experimentar mais agilidade na entrega de nossos serviços, sem perder a qualidade e a segurança que tínhamos no modelo anterior, on premises. Seguramente esse será um vetor para acelerar ainda mais a entrega de serviços e de novas soluções aos clientes internos, externos e ao nosso ecossistema, composto pelas nossas 34 usinas sócias", afirma Dalbi Arruda, CIO da Copersucar.

A IBM hoje gerencia todo o ambiente híbrido de TI da Copersucar - incluindo cargas de trabalho SAP, faturamento e sistemas de logística. Os serviços prestados impactam diretamente em toda a sua cadeia produtiva, desde a cana-de-açúcar no campo até a distribuição logística final dos produtos, como os navios de exportação.

Além do ambiente em nuvem, a IBM também gerencia o Service Desk de TI da Copersucar, movido pela inteligência artificial (IA) da solução IBM Workplace Services with Watson, que resolve de forma autônoma chamados de TI - como redefinições de senha de sistemas e acesso às pastas de rede - dos mais de 500 funcionários da empresa em todo o Brasil, ajudando em seu processo holístico de transformação digital de dentro para fora. O valor do contrato não foi revelado pelas partes.


Destaques
Destaques

TIM elege a nuvem e mira não ter mais datacenter em 2023

Ao assumir estar no meio de uma jornada para ser uma operadora 100% baseada em dados, a CIO da TIM Brasil, Auana Mattar, conta como é trabalhar com três provedores: Google, Microsoft e Oracle. Ao participar do SAS Telco Summit 2021, a executiva observou: é importante estudar as aplicações e como elas se comunicam antes de migrá-las para computação em nuvem.

Inteligência Artificial: Com estratégia certa, impacto de quatro pontos no PIB do Brasil até 2030

A inteligência artificial exige que se forme e qualifique profissionais no país, advertem especialistas. Para eles, a IA evoluiu e já passou da etapa de experimentação pra uso industrial. Para Fábio Cozman, da USP, a IA leva o país para a Sociedade 5.0, quando máquinas e seres humanos vão interagir de forma harmoniosa.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como ter nuvem sem reescrever sistemas e adequada à LGPD

Por Marco Wenna*

Como auditar e reescrever linhas de código em tempo hábil para essas migrações para a nuvem a um custo factível para que todas as linhas de código estejam em conformidade com a Lei Geral de Proteção a Dado? Esse é um desafio presente.

Serviços SaaS, proteção de dados e a LGPD

Por Eder Miranda*

Ter um plano abrangente de proteção adicional de dados para as plataformas SaaS é vital para os negócios, uma vez que as empresas não podem abrir sem ter o controle sobre o que está sendo protegido e sobre a maneira como isso está sendo feito pelos fornecedores de software como serviço.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site