Clicky

Convergência Digital - Home

Presidência da República contrata Serpro para ter Dados como Serviço

Convergência Digital
Convergência Digital - 26/10/2020

A secretaria-geral da Presidência da República avisa ter contratado o Serviço Federal de Processamento de Dados, Serpro, para utilizar a estatal no cruzamento de dados de bases da administração. 

Firmado no modelo de ‘dados como serviço’ (DaaS), o contrato se deu por dispensa de licitação e conforme o extrato publicado no Diário Oficial da União foi pelo valor  de R$ 276 mil. 

Como explica no DOU, trata-se de “contração de serviços técnicos para extração de dados dos sistemas compartilhados entre órgãos da APF”, sendo que “a contratação visa atender às demandas feitas pela Casa Civil e Secretaria Especial de Administração da Secretaria-Geral”:

Objeto: Contração de serviços técnicos para extração de dados dos sistemas compartilhados entre órgãos da APF - DaaS. Total de Itens Licitados: 00002. Fundamento Legal: Art. 24, Inciso XVI da Lei nº 8.666 de 21/06/1993.. Justificativa: A contratação visa atender às demandas feitas pela Casa Civil e Secretaria Especial de Administração da Secretaria-Geral. Declaração de Dispensa em 19/10/2020. CAROLINA DE OLIVEIRA CABRAL. Coordenadora-geral de Licitação e Contrato. Ratificação em 19/10/2020. MAURILIO COSTA DOS SANTOS. Diretor de Recursos Logísticos. Valor Global: R$ 276.011,52. CNPJ CONTRATADA : 33.683.111/0002-80 SERVICO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO).


Destaques
Destaques

TIM elege a nuvem e mira não ter mais datacenter em 2023

Ao assumir estar no meio de uma jornada para ser uma operadora 100% baseada em dados, a CIO da TIM Brasil, Auana Mattar, conta como é trabalhar com três provedores: Google, Microsoft e Oracle. Ao participar do SAS Telco Summit 2021, a executiva observou: é importante estudar as aplicações e como elas se comunicam antes de migrá-las para computação em nuvem.

Inteligência Artificial: Com estratégia certa, impacto de quatro pontos no PIB do Brasil até 2030

A inteligência artificial exige que se forme e qualifique profissionais no país, advertem especialistas. Para eles, a IA evoluiu e já passou da etapa de experimentação pra uso industrial. Para Fábio Cozman, da USP, a IA leva o país para a Sociedade 5.0, quando máquinas e seres humanos vão interagir de forma harmoniosa.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como ter nuvem sem reescrever sistemas e adequada à LGPD

Por Marco Wenna*

Como auditar e reescrever linhas de código em tempo hábil para essas migrações para a nuvem a um custo factível para que todas as linhas de código estejam em conformidade com a Lei Geral de Proteção a Dado? Esse é um desafio presente.

Serviços SaaS, proteção de dados e a LGPD

Por Eder Miranda*

Ter um plano abrangente de proteção adicional de dados para as plataformas SaaS é vital para os negócios, uma vez que as empresas não podem abrir sem ter o controle sobre o que está sendo protegido e sobre a maneira como isso está sendo feito pelos fornecedores de software como serviço.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site