Clicky

GESTÃO

Ceitec, obrigado pela Justiça, publica ato que suspende 37 demissões

Luís Osvaldo Grossmann ... 24/05/2021 ... Convergência Digital

O Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, Ceitec, publicou nesta segunda, 24/5, no Diário Oficial da União, o ato que suspende as demissões feitas até aqui no processo de liquidação da estatal do chip.

É a resposta a uma liminar judicial do TRT-RS. Ela inclui os 33 empregados dispensados em massa no fim de abril, além de quatro outros funcionários que já tinham sido demitidos anteriormente. São, portanto, 37 servidores do Ceitec com contratos de trabalho suspensos por tempo indeterminado.

No entanto, como a estatal não considera que a decisão obriga a reintegração dos demitidos, os 37 empregados estão em uma espécie de limbo jurídico, aguardando o resultado das negociações que começam na quarta, 26/5, mediadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.

Ou, como aponta o presidente da Associação dos Colaboradores do Ceitec, Silvio Luis Santos, “é uma situação inusitada, que suspende as demissões mas sem remuneração e sem direitos trabalhistas, como o seguro desemprego”.

O Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul, que obteve a liminar, informou ao Convergência Digital que vai pedir esclarecimentos sobre a sentença do juiz Marcelo Bergmann Hentschke, ou a própria modificação, para reverter efetivamente as dispensas.

Mas conforme esclareceu o TRT-RS também a este noticiário, “a decisão do juiz Marcelo Bergmann suspende a eficácia das despedidas já realizadas, mas não determina a reintegração dos empregados”.

Os trabalhadores do Ceitec acreditam que a empresa aguarda a AGU derrubar a liminar para seguir adiante com as demissões. Enquanto isso, está marcada para quarta, 26/5, uma primeira reunião entre representantes do Ceitec e dos funcionários, com mediação do Tribunal, na busca de algum acordo coletivo.


Internet representa metade do faturamento para os MEI

Segundo pesquisa do Sebrae e da FGV, um terço dos microeempreendores individuais usa canais online para mais de 50% das vendas. WhatsApp é o canal preferido de inserção no mundo virtual com 88% de adesão.

Serpro: acordo coletivo tem abono de R$ 2 mil e reajuste de 5,3%

Segundo a Fenadados, acordo só foi possível a partir da mediação do Tribunal Superior do Trabalho. Reajuste equivale a 70% do INPC 2020/2021.

Vivo tem meta que sua cadeia de fornecedores seja net zero até 2040

A operadora mobilizou seus fornecedores que possuem atividades intensivas em CO2, para reduzirem suas emissões de gases de efeito estufa. A meta global da companhia é diminuir em 39% as emissões em sua cadeia de valor, o chamado escopo 3, até 2025 e zerar as emissões líquidas até 2040.

SPS Group: Caiu o mito que ERP é caro para as PMEs

Para Milton Ribeiro, CEO da companhia, as pequenas e médias empresas estão famintas por inovação e sabem que é hora de investir. Empresa promove no dia 21 de julho, um evento para provar como ERP e inovação aceleram a transformação digital.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G