16/04/2021 às 10:55
Gestão


O mundo é móvel, mas 75% dos testes de aplicações ainda são feitos manualmente
Convergência Digital

Uma pesquisa com 350 testadores de software e desenvolvedores de aplicações móveis em empresas de médio e grande porte de vários países, realizada pela Kobiton, descobriu que 75% dos testes ainda não são automatizados e que 73% dos profissionais ainda realizam pelo menos 100 testes manualmente antes de cada lançamento de um aplicativo, o que atrapalha a agilidade dos negócios.

Os números apresentam uma preocupação para as empresas, uma vez que 70% dos entrevistados afirmam que o mobile é um fator crítico ou estratégico para seus negócios, mas as iniciativas de automação ainda estão em sua infância: 58% do pessoal de testes revelou que os projetos são relativamente novos ou que possuem menos de seis meses; outros 76% estão automatizando menos da metade dos testes. Segundo 55% dos profissionais ouvidos, a automação melhoraria a qualidade do software a ser oferecido aos clientes.

Outra descoberta é sobre o que está impedindo as empresas de migrarem para a automação de testes: 26% disseram que estão tendo dificuldades com o processo de avaliação e escolha das ferramentas de automação de teste adequadas, e outros 17% consideram um desafio treinar e contratar engenheiros de automação qualificados para os desafios da agilidade. Outra conclusão importante da pesquisa é que a automação de testes solidificou seu papel crítico no processo de garantia de qualidade à medida que as empresas buscam melhorar o novo produto de software e acelerar o processo pelo qual ele é entregue.

De acordo com os organizadores do estudo da Kobiton, os números apurados também servem de alerta para os responsáveis pelo desenvolvimento de aplicações e de negócios, uma vez que o estudo reforça a necessidade de se garantir a agilidade nos testes para que os resultados na entrega de novos produtos de software sejam melhores.  Seguindo este raciocínio, 85% dos entrevistados disseram que gostariam de automatizar pelo menos um quarto de todos os casos de teste eventualmente.

"Entregar aplicativos de alta qualidade de forma rápida e econômica não é uma opção - é um requisito para as empresas. A automação de testes é fundamental para que isso aconteça, conforme evidenciado pelos resultados da nossa pesquisa e feedback do cliente", comenta Kevin Lee, CEO da Kobiton.

O estudo completo pode ser obtido em https://info.kobiton.com/test-automation-2020-survey. A Kobiton possui atuação no Brasil a partir de um acordo com o Better Now, Grupo HDI, Keego, Link Consulting,  Prime Control, RPerformance e SVLabs, que respondem pela entrega de serviços e suporte ao seu portfólio de produtos dedicados a ajudar os desenvolvedores e empresas a gerenciarem seus dispositivos mobile e garantir que seus aplicativos funcionem corretamente nos aparelhos dos usuários.


Powered by Publique!