Clicky

GOVERNO

Governo cria Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos

Ana Paula Lobo* ... 19/07/2021 ... Convergência Digital

Foi publicado nesta segunda-feira, 19/07, o decreto Nº 10.748, DE 16 DE JULHO DE 2021, que cria uma “Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos”, que será controlado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) e terá a Secretaria de Governo Digital como órgão central do Sistetma de Administração de Recursos de TI. O Decreto também regulamenta a Política Nacional de Segurança da Informação criada em 2018.

O novo decreto definiu as competências que já existiam e fez duas distinções claras quanto a participação do setor público nessa rede:

1 – Participação Obrigatória – órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

2 – Participação Voluntária (adesão) – estatais e sociedades de economia mista federais e das suas subsidiárias.

O Decreto, porém, não respalda como será a relação do governo federal com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tanto que não há nenhuma menção sobre a forma de comunicação dos fatos ocorridos na rede federal à luz da LGPD, que obriga a comunicação dos incidentes cibernéticos.

Também não fica claro se o Decreto (10.641) com alterações na Política Nacional de Segurança da Informação (Decreto 9.637/18), publicado em março deste ano, está valendo ainda ou não. O Decreto 10.641 dava independência ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República para expedir normas sobre segurança cibernética. O portal Convergência Digital publica a integra do Decreto 10.748.


Venda do Serpro traz insegurança jurídica e uso indevido de dados

Análise da Data Privacy Brasil aponta para necessidade de envolvimento da ANPD e ausência de exemplo internacional que justifique a privatização da empresa de TI do governo. 

Serviços digitais: RS lidera oferta. São Paulo e Rio decepcionam. DF não manda dados

Bahia, Paraná e Paraíba também se destacaram no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital, organizado pela ABEP-TIC.

Salvador é a sétima capital a aderir ao Gov.br

Plataforma dispõe de uma rede para impulsionar e integrar as iniciativas por um governo 100% digital. Distrito Federal, 12 estados e 42 municípios já aderiram.

Banco Itaú é multado em R$ 9,6 milhões por uso irregular de dados

Sanção foi aplicada pelo Ministério da Justiça ao braço de empréstimos consignados da instituição, advindo da compra do BMG, e aponta para violações à privacidade, consentimento, e exclusão de dados, todas previstas no Marco Civil da Internet.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G