Clicky

INOVAÇÃO

Banco Central: Adesão ao Pix cresce 57% ao mês

Convergência Digital ... 18/05/2021 ... Convergência Digital

Desde o seu lançamento, em novembro de 2020, aproximadamente 75 milhões de brasileiros usaram o Pix para pagar ou receber. Significa que 45% da população adulta do Brasil já usou o Pix em algum momento.
Em abril, a quantidade de Pix superou a quantidade de TED, DOC, cheque e boleto somados. As transações realizadas pelo Pix (1,547 bilhões) já foram responsáveis pela movimentação de mais de R$ 1,109 trilhões.

“O Pix completa seis meses de operação e o pagamento para empresas está com uma taxa média de crescimento bastante acelerada, em 57,5% ao mês. Em comparação a outros sistemas de pagamentos instantâneos no mundo, o Pix figura entre os que tiveram adoção mais rápida”, afirma o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Informações compiladas pelo BC mostram que já existem mais de 242 milhões de chaves Pix cadastradas, sendo 83 milhões de usuários pessoas físicas e mais de 5,5 milhões de empresas.

Está aberta consulta pública que trata do Pix Saque e do Pix Troco. As duas novas funcionalidades estão previstas para serem implementadas no segundo semestre desse ano, e possibilitaram a retirada do dinheiro em espécie com o Pix.

Até o final de 2021, o BC prevê a inclusão de novas ferramentas no sistema, como a inclusão da conta salário, o Pix aproximação, além da possibilidade de fazer Pix entre usuários que estejam sem acesso à internet.

* Com informações do Banco Central


Cloud Computing
Farmácias Pague Menos usa IA para migrar para SAP S/4Hana

Com a inteligência artificial, a migração que levaria 16 meses, foi feita em apenas quatro meses. Software usado foi o Mignow e mudança é estratégia na jornada da transformação digital.

Substituto do supercomputador Tupã consome menos energia, mas tem capacidade restrita

Nova máquina contratada para substituir o supercomputador - que deverá entrar em atividade num prazo de até 90 dias-  não terá capacidade para fazer previsões climáticas de longo prazo por barreira técnica.

Finep vai acelerar 10 startups, com R$ 150 mil para cada projeto

Entre os diversos temas estratégicos desejados figuram 5G, cidades inteligentes, indústria 4.0 e internet das coisas. Programa se dará em três fases, cada uma de 40 dias.

Brasileiro é eleito para seleto clube de fellows em gerenciamento da informação

Walter Koch foi nomeado em abril pela Association for Intelligente Information Management (AIIM). Em entrevista ao Convergência Digital, Koch fala sobre Inteligência Artificial, ética e viés.

Open RAN precisa ser open source para garantir inovação

“A inovação, a agilidade, a metodologia do open source, tudo isso tem a ver com o Open RAN. Pode até tentar fazer proprietário, mas quebra o conceito”, afirma o global account manager da Red Hat, Ricardo Gulla.

Open RAN é oportunidade para Brasil em software e equipamentos de rádio

“Aposto no software para virtualização e na parte de rádio como áreas em que o Brasil pode se posicionar não só nacionalmente, mas no mercado internacional”, afirma o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Marins.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G