Clicky

INOVAÇÃO

Banco do Brasil: Sem profissionais de software, Brasil padece na economia digital

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 17/05/2021 ... Convergência Digital

A economia digital mudou o sistema financeiro e há muita complexidade para dar resposta aos serviços exigidos pela sociedade com as novas tecnologias e faltam profissionais qualificados para trabalhar, advertiu o gerente executivo do DITEC do Banco do Brasil, Igor Regis, ao participar do e-Fórum Tecnologia Bancária, realizado pela Network Eventos, em parceria com o portal Convergência Digital, na semana passada.

"Há muita complexidade no desenvolvimento de soluções para atender às demandas dos clientes e elas vão ficar cada vez mais complexas. E temos falta de bons profissionais de software. Os talentos estão escassos. Nós, no BB estamos formando e capacitando novos profissionais. E sabemos que outras instituições também estão investindo. A economia digital exige talentos de software", pontuou Regis.

Ao falar das novas tecnologias, o executivo do BB deixou claro que duas mexem muito com o segmento financeiro: o Blockchain, que hoje está no vale da desilusão, mas que vai, sim, mudar a maneira de fazer negócios globais e a computação em nuvem.

Regis lembrou que o Internet Banking foi 'atropelado' pelo Mobile Banking. "Todo mundo quer o banco na palma da mão e o futuro ditará novas aplicações, especialmente, com o 5G. A conectividade chegou ao patamar da água e eletricidade", reforçou o gerente executivo do DITEC. Assistam a participação de Igor Regis no e-Forum Tecnologia Bancária.


Substituto do supercomputador Tupã consome menos energia, mas tem capacidade restrita

Nova máquina contratada para substituir o supercomputador - que deverá entrar em atividade num prazo de até 90 dias-  não terá capacidade para fazer previsões climáticas de longo prazo por barreira técnica.

Finep vai acelerar 10 startups, com R$ 150 mil para cada projeto

Entre os diversos temas estratégicos desejados figuram 5G, cidades inteligentes, indústria 4.0 e internet das coisas. Programa se dará em três fases, cada uma de 40 dias.

Brasileiro é eleito para seleto clube de fellows em gerenciamento da informação

Walter Koch foi nomeado em abril pela Association for Intelligente Information Management (AIIM). Em entrevista ao Convergência Digital, Koch fala sobre Inteligência Artificial, ética e viés.

Open RAN precisa ser open source para garantir inovação

“A inovação, a agilidade, a metodologia do open source, tudo isso tem a ver com o Open RAN. Pode até tentar fazer proprietário, mas quebra o conceito”, afirma o global account manager da Red Hat, Ricardo Gulla.

Open RAN é oportunidade para Brasil em software e equipamentos de rádio

“Aposto no software para virtualização e na parte de rádio como áreas em que o Brasil pode se posicionar não só nacionalmente, mas no mercado internacional”, afirma o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Marins.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G