Clicky

INOVAÇÃO

Blockchain vai compartilhar dados de forma segura, escalável e em tempo real

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 17/05/2021 ... Convergência Digital

O Blockchain pode estar agora em um momento de baixa, mas a tecnologia será crucial para os próximos passos da disrupção digital, decretou o diretor associado de Tecnologia da Accenture, Fernando Taniguti, ao participar do e-Fórum Tecnologia Bancária, realizado pela Network Eventos, em parceria com o portal Convergência Digital, na semana passada.

"O Blockchain vai trazer para o mercado a possibilidade de um mundo onde compartilhar dados será seguro, escalável e em tempo real em qualquer lugar do mundo. Será uma mudança cultural significativa. O Blockchain será um instrumento de transparência", assegurou Taniguti.

Segundo ele, para o blockchain evoluir, será necessário ampliar consideravelmente a capacidade de processamento e, aqui, entra uma parceria sem igual: a computação em nuvem. "A nuvem pública e a Inteligência Artificial serão requisitos básicos do Blockchain", prediz o especialista.

Para Taniguti, blockchain vai criar atores no ecossistema financeiro, mas não terá força para 'eliminar' os bancos tradicionais. "Mas teremos um novo conceito de banco em muito pouco tempo com a evolução do blockchain", preconiza. Acompanhem a apresentação do diretor associado de Tecnologia da Accenture, Fernando Taniguti.


Substituto do supercomputador Tupã consome menos energia, mas tem capacidade restrita

Nova máquina contratada para substituir o supercomputador - que deverá entrar em atividade num prazo de até 90 dias-  não terá capacidade para fazer previsões climáticas de longo prazo por barreira técnica.

Finep vai acelerar 10 startups, com R$ 150 mil para cada projeto

Entre os diversos temas estratégicos desejados figuram 5G, cidades inteligentes, indústria 4.0 e internet das coisas. Programa se dará em três fases, cada uma de 40 dias.

Brasileiro é eleito para seleto clube de fellows em gerenciamento da informação

Walter Koch foi nomeado em abril pela Association for Intelligente Information Management (AIIM). Em entrevista ao Convergência Digital, Koch fala sobre Inteligência Artificial, ética e viés.

Open RAN precisa ser open source para garantir inovação

“A inovação, a agilidade, a metodologia do open source, tudo isso tem a ver com o Open RAN. Pode até tentar fazer proprietário, mas quebra o conceito”, afirma o global account manager da Red Hat, Ricardo Gulla.

Open RAN é oportunidade para Brasil em software e equipamentos de rádio

“Aposto no software para virtualização e na parte de rádio como áreas em que o Brasil pode se posicionar não só nacionalmente, mas no mercado internacional”, afirma o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Marins.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G