Clicky

INOVAÇÃO

Dataprev cria Centro de Excelência em Internet das Coisas no Ceará

Convergência Digital ... 16/03/2021 ... Convergência Digital

A Dataprev criou um Centro de Excelência em Internet das Coisas (IoT), sob responsabilidade da Unidade de Desenvolvimento do Ceará (UD-CE). A iniciativa é voltada para o desenvolvimento de software e serviços com a conexão máquina a máquina. Iniciativa é voltada para a transformação digital e para adesão ao Plano Nacional de Internet das Coisas.

A especialização em IoT está em fase inicial e o gerente da UD-CE, Haroldo Máximo, esclarece que um próximo e importante passo para o alcance deste objetivo é o de implementar um laboratório de testes. “O projeto está pronto. Estamos na fase de estruturação, que é de suma importância porque a Internet das Coisas demanda muitos experimentos, simulações e equipamentos específicos para testes, antes da implementação propriamente dita”, comenta.
 
Ter o reconhecimento facial ao entrar em uma repartição pública e ser direcionado imediatamente para o guichê correto pelo próprio celular, ou consultar endereços e outras informações sobre órgãos públicos por meio de assistentes de voz. Esses são alguns exemplos de facilidades que a chamada Internet das Coisas pode proporcionar ao dia a dia do brasileiro, seja reduzindo filas de espera ou simplificando processos burocráticos.
 


Cloud Computing
Tribanco, do Grupo Martins, alia IA e nuvem para jornada digital

Projeto vai transformar um processo que hoje é feito por seus clientes varejistas de forma manual, como a aprovação de crédito e monitoramento e cobrança, em operações de negócios ágeis com conectividade e agilidade na tomada de decisão.

Substituto do supercomputador Tupã consome menos energia, mas tem capacidade restrita

Nova máquina contratada para substituir o supercomputador - que deverá entrar em atividade num prazo de até 90 dias-  não terá capacidade para fazer previsões climáticas de longo prazo por barreira técnica.

Finep vai acelerar 10 startups, com R$ 150 mil para cada projeto

Entre os diversos temas estratégicos desejados figuram 5G, cidades inteligentes, indústria 4.0 e internet das coisas. Programa se dará em três fases, cada uma de 40 dias.

Brasileiro é eleito para seleto clube de fellows em gerenciamento da informação

Walter Koch foi nomeado em abril pela Association for Intelligente Information Management (AIIM). Em entrevista ao Convergência Digital, Koch fala sobre Inteligência Artificial, ética e viés.

Open RAN precisa ser open source para garantir inovação

“A inovação, a agilidade, a metodologia do open source, tudo isso tem a ver com o Open RAN. Pode até tentar fazer proprietário, mas quebra o conceito”, afirma o global account manager da Red Hat, Ricardo Gulla.

Open RAN é oportunidade para Brasil em software e equipamentos de rádio

“Aposto no software para virtualização e na parte de rádio como áreas em que o Brasil pode se posicionar não só nacionalmente, mas no mercado internacional”, afirma o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Marins.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G