Clicky

Home - Convergência Digital

Open RAN: Microsoft descarta intenção de competir com as teles

Convergência Digital - 07/05/2021

A Microsoft disse à FCC, a agência reguladora dos Estados Unidos, que não tem interesse em competir com as teles móveis no Open RAN. A companhia, ao responder uma consulta pública do órgão regulador, confirmou querer ser uma das fornecedoras do ecossistema do Open RAN, a partir de uma arquitetura de rede baseada em computação em nuvem. Aliás, não apenas a Microsoft, mas uma série de outras gigantes de TI como Intel, Arm, IBM, Google e HPE.

A posição apresentada pela Microsoft é relevante, uma vez que rumores aumentavam a partir da intenção de compra  das empresas  Affirmed Networks, Metaswitch e CyberX. "A Microsoft está comprometida a trabalhar com as operadoras e não para tirar as operadoras do negócio", sublinhou a companhia na sua resposta à consulta pública.

Hoje a Microsoft não tem uma estratégia efetiva para RAN aberto, mas tem o Azure, sua plataforma de nuvem pública e quer que as teles transfiram seus dados e suas infraestruturas para a cloud. Para a companhia, a RAN aberta é crítica para a nuvem da operadora e a nuvem é chave para a RAN aberta. "Para atingir seu potencial, a RAN aberta precisa combinar seus recursos com a nuvem. Isso vai acontecer em etapas", pontuou.

Ainda para a gigante de TI, as teles têm três etapas distintas para migrarem para a nuvem. O primeiro estágio envolve software virtualizado no núcleo da rede, juntamente com parcerias de nuvem pública no perímetro ou nas instalações do cliente. O segundo estágio é a transferência de funções de rede selecionadas para a nuvem. E o terceiro estágio começa quando as operadoras começam a adotar “tecnologias de acesso sofisticadas como RAN aberto para lidar com tráfego em tempo real.

Em termos de recomendações específicas para a FCC, a Microsoft pediu à agência para encorajar a indústria a apresentar o equivalente à certificação OnGo. “Um programa de certificação da indústria para RAN aberto pode ser um marco significativo, onde todos os fornecedores de componentes são certificados”, completou a Microsoft.

*Fonte: Mobile World Live

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

14/07/2021
Small Cell Forum defende padrão global para redes RAN

13/07/2021
Open RAN avança no Oriente Médio atento ao 4G e ao 5G

02/07/2021
Open RAN: banimento da Huawei no 5G respinga para Nokia e Ericsson

25/06/2021
Reino Unido, contra Huawei, investe 1 milhão de euros em piloto de Open RAN

18/06/2021
Open RAN Brasil: certificação deve ser global e não pela Anatel

18/06/2021
TIM Brasil: 5G Standalone prepara o caminho para o Open RAN 5G

18/06/2021
Open RAN é oportunidade para Brasil em software e equipamentos de rádio

18/06/2021
Sem móvel, Oi quer ser provedor de Open RAN na infraestrutura

18/06/2021
Red Hat: para ser cloud nativa, uma tele precisa mais do que transformação digital, precisa de nova cultura

18/06/2021
Teles pressionam para 'quebrar' standard e provocam colapso em TI e Telecom

Destaques
Destaques

5G vai gerar até US$ 5 trilhões ao PIB mundial

Em 2020, em plena pandemia, as tecnologias e serviços móveis contribuíram com US$ 4,4 trilhões do PIB global, um incremento de pouco mais de 7% em relação a 2019, revela a GSMA. Ano passado, o mundo contabilizou 5,2 bilhões de assinantes móveis, ou 67% da população mundial.

Open RAN é para 5G senão vai ter muita confusão entre fornecedores

Há uma determinação que Open RAN é release 16, então o Open RAN não será para o 4G, sustenta o head de tecnologia da Nokia para América Latina, Wilson Cardoso. "Um bite errado, simplesmente não vai funcionar", adverte.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência do 5G: Mais que eficiência, uma necessidade

Por Vinicius Marchese*

Imagine uma construção com guindastes de torres inteligentes, controle multidimensional, drones monitorando o projeto em tempo real e que, inclusive, permitem que a equipe de engenheiros faça intervenções no projeto em tempo real para evitar possíveis erros. Esta descrição pode não estar só na sua imaginação. Ela já é uma realidade no mundo graças ao 5G.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site