Clicky

Home - Convergência Digital

TIM amplia presença no agronegócio com contrato de 4G em 700 MHz com a Adecoagro

Convergência Digital - 06/04/2021

A Adecoagro, companhia agroindustrial com operações na Argentina, Brasil e Uruguai, contratou a conexão 4G da TIM em 700 Mhz para cobrir quase um milhão de hectares, que incluem 180 mil hectares de canaviais e 11 cidades do Mato Grosso do Sul. Os valores do contrato não foram revelados.

“O desafio de interligar em tempo real nossos equipamentos no campo abriu a oportunidade de desenharmos uma parceria muito maior, que agregou outras soluções nessa mesma rede", destaca Renato Junqueira Santos Pereira, VP de açúcar, etanol e energia da Adecoagro. A operação conta com a ativação da plataforma Narrow Band IoT (NB-IoT), que amplia em mais de 40% o alcance da cobertura da rede e, segundo a TIM, consome menos bateria e é fundamental para aplicações de internet das coisas.

O Centro de Operações Agrícolas da Adecoagro (COA) já está conectado a todas as frentes de colheita — como colhedoras, transbordo e caminhões canavieiros — e também com tablets e celulares com aplicativos de apontamento agrícola e segurança perimetral, com os quais é possível visualizar a operação on-line por meio da rede. Atualmente, cerca de 750 equipamentos já estão conectados e a companhia estima finalizar o ano com 1,3 mil interagindo em tempo real.

De acordo com a Adecoagro, essa integração entre equipamentos e o COA reduziu o deslocamento das equipes de campo para o escritório, proporcionando agilidade na tomada de decisão e aumentando a eficiência e a sustentabilidade dos processos.Além de atender toda a área produtiva da Adecoagro, a infraestrutura instalada conecta quase 200 mil pessoas dos municípios sul-mato-grossenses de Ivinhema, Angélica, Nova Andradina, Deodápolis, Glória de Dourados, Novo Horizonte do Sul, Distrito Amandina, Distrito Ipezal, Jateí e Naviraí.

“A Adecoagro, com sua postura visionária, foi um dos nossos primeiros clientes 4G TIM no Campo e é um excelente exemplo de como a digitalização da agricultura através do 4G pode levar a inclusão digital da população rural e urbana da região”, destaca Alexandre Dal Forno, head de marketing e ioT da TIM Brasil. A TIM criou o projeto 4G TIM no Campo em 2018 e as operações com a Adecoagro começaram em 2019, contando com três torres com 100 metros de altura em funcionamento.

A companhia investiu, então, na implantação de mais seis estruturas similares, enquanto a operadora cuidou da instalação de outras três torres e do fornecimento do sistema de comunicação de dispositivos móveis e soluções de IoT.

Na época, o investimento viabilizou a cobertura 4G nas áreas de produção de cana e industrial, chegando a mais de 100 mil pessoas nas comunidades do entorno. Para os próximos anos, o projeto da Adecoagro visa outras aplicações e ganhos de eficiência, como instalar estações meteorológicas conectadas via rede NBIoT.
A ideia é conectar e montar um ecossistema de estações com dados climáticos de microrregiões, possibilitando obter informações que irão aprimorar o planejamento agrícola da companhia.

Com sede em Luxemburgo e acionistas em todo o mundo, a Adecoagro está presente no Brasil desde 2004, atualmente com cerca de 6,5 mil colaboradores no país.A empresa atua na produção de açúcar, etanol e cogeração de energia elétrica com três unidades industriais em Minas Gerais e no Mato Grosso do Sul. Juntas, elas possuem capacidade de moagem de 14,2 milhões de toneladas de cana por safra.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

27/07/2021
Tim turbina fibra no Rio e SP para bater coaxial da Claro

27/07/2021
TIM convoca rivais para brigar por propaganda com Google e Facebook

27/07/2021
Com Oi Móvel, TIM projeta chegar a 30% do mercado

22/07/2021
TIM vai fazer atendimento omnichannel da Travelex Confidence

15/07/2021
TIM elege a nuvem e mira não ter mais datacenter em 2023

13/07/2021
Golpe do WhatsApp: Justiça inocenta TIM e condena Facebook a indenizar cliente

08/07/2021
Um ano depois, TAC da TIM permitiu cobertura 4G em 210 municípios

08/07/2021
TIM se alia à Kroton por EAD no celular

24/06/2021
TIM cria banco de talentos LGBTI+

22/06/2021
TBNet alcança a marca de 2 mil pontos ativos de conectividade 4G

Destaques
Destaques

5G vai gerar até US$ 5 trilhões ao PIB mundial

Em 2020, em plena pandemia, as tecnologias e serviços móveis contribuíram com US$ 4,4 trilhões do PIB global, um incremento de pouco mais de 7% em relação a 2019, revela a GSMA. Ano passado, o mundo contabilizou 5,2 bilhões de assinantes móveis, ou 67% da população mundial.

Open RAN é para 5G senão vai ter muita confusão entre fornecedores

Há uma determinação que Open RAN é release 16, então o Open RAN não será para o 4G, sustenta o head de tecnologia da Nokia para América Latina, Wilson Cardoso. "Um bite errado, simplesmente não vai funcionar", adverte.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência do 5G: Mais que eficiência, uma necessidade

Por Vinicius Marchese*

Imagine uma construção com guindastes de torres inteligentes, controle multidimensional, drones monitorando o projeto em tempo real e que, inclusive, permitem que a equipe de engenheiros faça intervenções no projeto em tempo real para evitar possíveis erros. Esta descrição pode não estar só na sua imaginação. Ela já é uma realidade no mundo graças ao 5G.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site