Clicky

OPINIÃO

Gestão pública: digitalização superficial é insuficiente

Por Bruno Assaf*
21/06/2021 ... Convergência Digital

No último ano, devido à pandemia e ao distanciamento social, a tecnologia teve um papel crescente e fundamental para facilitar o dia a dia das pessoas. O novo cenário fez com que setores como educação e saúde, por exemplo, tivessem seus processos de digitalização acelerados. Passamos a nos acostumar a fazer pedidos de supermercado e delivery online, realizar videochamadas com nossos médicos e socializarmos em plataformas digitais.

Com isso, os cidadãos também mudaram e ampliaram suas expectativas, e isso deve ser foco de atenção tanto para os setores privado como público O setor privado já demonstrou que caminha para apoiar a construção de um mundo cada vez mais digital. Agora, é crucial que o setor público também inove e passe a oferecer uma prestação de serviços que utilize todo o potencial da infraestrutura tecnológica. Cada país está agindo de uma maneira, mas na percepção geral, os setores públicos e privado estão cada vez mais preocupados em tomar atitudes que garantam o acesso e a conectividade para a população.

O Brasil tem a quarta população mais conectada do mundo. Precisamos expandir e aprimorar, agora, o acesso a serviços e informações confiáveis, com segurança de dados em âmbito federal, estadual e municipal. Não é só sobre ter acesso, o objetivo é caminharmos para um modelo em que a o governo ofereça uma experiência única ao cidadão.

Nesse cenário, recursos precisam ser revertidos para onde a população mais carece: saúde, educação, segurança pública, assistência social, entre outros que são prioridade para o bem comum. Estudos do governo federal apontam que cada serviço digital representa uma economia de 97% em média em relação ao mesmo serviço se oferecido presencialmente. Toda essa comodidade e simplicidade, além da redução de custos, já seria um razoável argumento para mantermos nosso foco na transformação digital.

Muito além disso, o processo de digitalização também aumenta a produtividade e faz com que a tecnologia assuma um papel de gerar valor para o setor privado e de criar uma cultura do setor público. Com isso, a forma de participação e representação dos cidadãos tende a mudar drasticamente, gerando mais confiança e transparência no governo. Um bom exemplo disso é o auxílio emergencial, onde as tecnologias permitiram, em menos de 30 dias, o cadastro, o cruzamento de dados e o pagamento necessário de apoio aos trabalhadores vulneráveis neste momento de crise.

À medida que o mundo traça um caminho para a recuperação econômica, a nova forma da normalidade dos serviços públicos dependerá muito da tecnologia. Contudo, a digitalização superficial não é suficiente. Ela deve ser apoiada por mudanças de infraestruturas para ser sustentável. Isso significa mudar processos desnecessários levando em conta a experiência da população. As plataformas de gestão pública devem convergir para um ambiente integrado e que permita automação de processos e acesso facilitado às informações.

A transformação digital dos serviços públicos é o caminho para uma sociedade mais moderna que foca na simplicidade, agilidade e facilidade nas relações com o Estado. Podemos e devemos aproveitar essa oportunidade de melhorar a vida dos cidadãos e o trabalho dos servidores públicos inovando com tecnologia.

Bruno Assaf é Diretor do Setor Público da Dell Technologies


Carreira
IGTI abre inscrições para mais de 40 tipos de bootcamps em TI

Entre os cursos disponíveis estão Inteligência Artificial, Cybersecurity, programação iniciante, entre outros. As aulas são 100% online e o aluno paga apenas uma taxa de matrícula no valor de R$ 150.00. Não há mensalidade. Cursos duram dois meses e meio e têm 148 horas de conteúdo.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G