Clicky

SEGURANÇA

LGPD: OAB-SP autoriza escritórios de advocacia atuarem como DPOs

Luís Osvaldo Grossmann ... 20/07/2021 ... Convergência Digital

Ao analisar uma consulta, a seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil chancelou o exercício da atividade de encarregado de dados, ou DPO, não apenas por advogados como pessoas naturais, mas também as sociedades, os escritórios de advocacia. 

“O advogado ou sociedade de advogados, na função de Encarregado de Tratamento de Dados ou DPO, deverá agir com a máxima cautela em razão da recentidade e complexidade do tema e ficará sujeito a todos os deveres e limitações éticas previstas para o exercício da atividade jurídica, a exemplo, mas não se limitando, ao regramento ético da publicidade, sigilo, captação indevida de clientela e conflito de interesses”, é a ementa fixada pela 1ª Turma de Ética e Disciplina da OAB-SP

Mais do que isso, a OAB entende que “o exercício da função encarregado pelo tratamento de dados, conforme estabelecido pelo art. 41 da LGPD, pode representar um importante nicho de mercado, que poderá ser acessado pelo advogado e pela sociedade de advogados,  com o auxílio de equipe multidisciplinar, sem vedação ética, desde que observados todos os princípios e limitações  ditados pelo Código de Ética e Disciplina da OAB e demais comandos éticos relacionados ao exercício da atividade jurídica em geral”.

Ao lembrar outra decisão da OAB sobre proteção de dados, a decisão aponta que “o texto original da LGPD previa que o encarregado apenas seria ‘pessoa natural’, esta figura foi modificada pela Medida Provisória 869 e depois pela Lei 13.853/2019. Desta forma, a lei autorizou a inclusão de empresas e pessoas físicas para atuarem como DPO (encarregado de dados), sem exclusão legal de uma ou outra possibilidade, ou seja, tanto advogado quanto sociedades de advogados poderão, grosso modo, integrar o rol de prestação de serviços compatíveis com nova Lei Geral de Proteção de Dados, assim observadas às recomendações e normas regulatórias do setor.”


Brasil é top 5 em ataques ransomware e governo é o alvo dos hackers

Relatório dos seis primeiros meses do ano mostram que apenas em junho foram detectados 78,4 milhões de ataques no mundo. O crescimento de ataque a vertical governo foi de 917% globalmente. Ataques à Internet das Coisas sobem 59% e ganham atenção especial. 

Certificados digitais têm alta de vendas em 35% no primeiro semestre

Em junho, foram emitidos 630 mil certificados, recorde histórico e 22% acima do mesmo mês em 2020. 

Versão falsa do Windows 11 espalha vírus na web

Trinta dias depois do lançamento do novo sistema operacional da Microsoft, foram detectadas e impedidas 850 tentativas de infectar usuários por meio de malware disfarçados da nova versão do sistema operacional. 

Dados Pessoais: Governo pede suspensão de site falso que coleta informações de servidores

O endereço falso é o "sigacgestor.com". O site verdadeiro do Sigac (https://sso.gestaodeacesso.planejamento.gov.br/) está em fase de transição para o novo sistema SouGov.br.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G