Clicky

Anatel alerta Mercado Livre, Amazon, OLX, Magalu e mais 8 sobre produtos piratas

Luís Osvaldo Grossmann ... 24/05/2021 ... Convergência Digital

A Anatel encaminhou nesta segunda, 24/5, uma dúzia de ofícios a grandes plataformas de comércio eletrônico para pedir que adotem medidas para coibir a venda de produtos de telecomunicações sem homologação, com destaque expresso a bloqueadores de celular e decodificadores de TV por assinatura.

“A Anatel admoesta as empresas responsáveis pelas plataformas de marketplaces a adotar, de imediato e de forma proativa, medidas de caráter preventivo ou repressivo no intuito de minimizar o risco de disponibilização em suas plataformas de produtos de telecomunicações não homologados”, diz o ofício da agência.

Especificamente, a Anatel sugere a proibição de vendas de determinados produtos; seleção criteriosa para cadastramento do fornecedor; uso de tecnologia para bloquear o conteúdo potencialmente infringente; e a elaboração de lista de ofertantes que infringiram as condições das plataformas.

Os ofícios foram encaminhados à Amazon Brasil, Magazine Luiza, Mercado Livre, OLX, Carrefour, Enjoei, Efácil, Kabum, Ricardo Eletro, e ainda ao grupo B2W, que detém Americanas, Shoptime e Submarino, além da Via, dona dos sites das Casas Bahia, Extra e Ponto Frio.

“Verifica-se em diversos marketplaces a venda de bloqueadores de sinal, também conhecidos como jammers, utilizados para facilitar a prática de diversos crimes, como, por exemplo, tornar incomunicável o celular das vítimas de sequestro relâmpago”, aponta a Anatel. Ou ainda “produtos destinados à recepção de sinais de TV a cabo ou de vídeo sob demanda não homologados podem acessar conteúdo protegido por direitos autorais”.

O documento aponta ser “imprescindível necessidade de observar se o produto está devidamente homologado pela Anatel”, e adverte as plataformas de que elas poderão ser responsabilizadas pela venda de produtos irregulares:

“Nesse sentido, surge a responsabilidade da plataforma digital (marketplace) ao ofertar em sua página na Internet equipamentos não homologados, com o claro intuito de vendê-los a eventuais consumidores interessados, pois isto pode caracterizar a atividade de comercialização, passível de sancionamento previsto no art. 83, inciso I, do Regulamento de Avaliação da Conformidade e de Homologação de Produtos para Telecomunicações, aprovado pela Resolução nº 715/2019.”


Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Pietro Labriola, da TIM, assume presidência da Conexis Brasil Digital

CEO da TIM substitui Rodrigo Abreu, da Oi no comando da entidade setorial. Labriola representará a entidade por um ano e acumulará ainda a presidência da Telebrasil e da Febratel. O 5G é a prioridade na agenda.

Teles pedem aprovação urgente de prisão por oito anos para quem furta ou rouba cabos

Em 2020, foram 96 mil ocorrências de furtos e roubos de cabos de cobre, uma extensão de 4,6 mil km, prejuízo de R$ 1 bilhão às operadoras e apagão de serviço.

Oi não resistiria à pulverização dos ativos da Oi Móvel

Operação ficaria complexa e deixaria de arrecadar o valor esperado pela recuperação judicial, afirma o advogado Gustavo Marinho, da Marinho&Valim Advogados. Para o presidente do Teleco, Eduardo Tude, a venda da Oi Móvel ao trio TIM, Vivo e Claro, beneficia a TIM na competição. "Ela fica com espectro", lembra.

Anatel põe em consulta manual de bens reversíveis e plano de migração

Além das orientações para o inventário de 2021, adiado para outubro, proposta prevê plano de transição da concessão do STFC para União ou sucessora. 




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G