Clicky

Claro tem maior velocidade, Vivo a maior cobertura e TIM, o 4G mais constante

Luís Osvaldo Grossmann ... 01/06/2021 ... Convergência Digital

Testes da empresa canadense de crowdsourcing Tutela apontam a Claro com a melhor experiência de telefonia móvel no Brasil, por ser a operadora com maior proporção de conexões de alto desempenho – para vídeos de alta resolução ou jogos online. Além disso, a empresa bateu as rivais com as maiores velocidades de download e upload.

Segundo os resultados, com base em 29 milhões de medições de velocidade e latência entre novembro de 2020 e abril de 2021, a Claro apresentou taxas médias de transferência de dados de 18,3 Mbps no download e 8,82 Mbps no upload. E teve 70,1% das conexões no que a Tutela chama de Qualidade Consistente Excelente.

Já a Vivo demonstrou ser a operadora com maior cobertura móvel do país, bem como registrou 64,6% da conexões no mencionado conceito de excelência – streaming de vídeos em 1080p, jogos em tempo real e videochamadas em HD. E ficou em segundo lugar em velocidades médias: 14,2 Mbps em download, 7,05 em upload.

A TIM apareceu como a operadora com o 4G mais consistente, por manter os clientes 82,8% do tempo em redes de quarta geração – seguida pela Claro (75,4% do tempo), pela Vivo (69,6%) e pela Oi (60,9%). A velocidade média da TIM foi de 12,7 Mbps no dowload e 7,03 Mbps no upload. O percentual de Qualidade Consistente Excelente foi 60,3%.

Em latência, as três maiores ficaram próximas: 17,9 ms na Claro, 18 ms na TIM e 18,5 ms na Vivo. Na Oi, a latência média ficou em 23,2 ms, enquanto as velocidades médias foram de 8,8 Mbps no download e 5,42 Mbps no upload. O levantamento completo pode ser conferido neste link.




Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Embratel se diz pronta para migrar antenas parabólicas de Banda C para a banda KU

Empresa assegura ter todas as condições para atender aos radiodifusores brasileiros e, em breve, terá o Star One D2, que terá 28 transponders em Banda C, 24 transponders em Banda Ku, um payload em Banda Ka, além de Banda X para uso militar. 

Pietro Labriola, da TIM, assume presidência da Conexis Brasil Digital

CEO da TIM substitui Rodrigo Abreu, da Oi no comando da entidade setorial. Labriola representará a entidade por um ano e acumulará ainda a presidência da Telebrasil e da Febratel. O 5G é a prioridade na agenda.

Teles pedem aprovação urgente de prisão por oito anos para quem furta ou rouba cabos

Em 2020, foram 96 mil ocorrências de furtos e roubos de cabos de cobre, uma extensão de 4,6 mil km, prejuízo de R$ 1 bilhão às operadoras e apagão de serviço.

Coalizão Direitos na Rede vai à Justiça para suspender renovação de frequências e valor da concessão

Para a entidade, arbitragem da Anatel com Vivo, regulamento de bens reversíveis e cálculo do valor associado ao fim das concessões reforçam urgência em liminar. 




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G