Clicky

Claro tem maior velocidade, Vivo a maior cobertura e TIM, o 4G mais constante

Luís Osvaldo Grossmann ... 01/06/2021 ... Convergência Digital

Testes da empresa canadense de crowdsourcing Tutela apontam a Claro com a melhor experiência de telefonia móvel no Brasil, por ser a operadora com maior proporção de conexões de alto desempenho – para vídeos de alta resolução ou jogos online. Além disso, a empresa bateu as rivais com as maiores velocidades de download e upload.

Segundo os resultados, com base em 29 milhões de medições de velocidade e latência entre novembro de 2020 e abril de 2021, a Claro apresentou taxas médias de transferência de dados de 18,3 Mbps no download e 8,82 Mbps no upload. E teve 70,1% das conexões no que a Tutela chama de Qualidade Consistente Excelente.

Já a Vivo demonstrou ser a operadora com maior cobertura móvel do país, bem como registrou 64,6% da conexões no mencionado conceito de excelência – streaming de vídeos em 1080p, jogos em tempo real e videochamadas em HD. E ficou em segundo lugar em velocidades médias: 14,2 Mbps em download, 7,05 em upload.

A TIM apareceu como a operadora com o 4G mais consistente, por manter os clientes 82,8% do tempo em redes de quarta geração – seguida pela Claro (75,4% do tempo), pela Vivo (69,6%) e pela Oi (60,9%). A velocidade média da TIM foi de 12,7 Mbps no dowload e 7,03 Mbps no upload. O percentual de Qualidade Consistente Excelente foi 60,3%.

Em latência, as três maiores ficaram próximas: 17,9 ms na Claro, 18 ms na TIM e 18,5 ms na Vivo. Na Oi, a latência média ficou em 23,2 ms, enquanto as velocidades médias foram de 8,8 Mbps no download e 5,42 Mbps no upload. O levantamento completo pode ser conferido neste link.




Internet Móvel 3G 4G
5G vai trazer R$ 13,5 bilhões para o Brasil até o final de 2022

Os recursos serão aportados em projetos envolvendo Inteligência Artificial, IoT, Cloud, Segurança, realidade aumentada e robótica, projeta a IDC Brasil. O B2B passa a ter papel central na estratégia de investimentos.

Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Feninfra: alta da SELIC impacta preços e traz risco de mais inadimplência

Entidade, que representa mais de 137 mil empresas de prestadores de serviços de telecomunicações, adverte que medida de combate à inflação do Banco Central atinge em cheio o setor produtivo. "O aumento de juros não é a única ferramenta de controle inflacionário", diz a presidente da entidade, Vivien Suruagy.

Teles sugerem prêmio às cidades que facilitarem antenas de 5G

Ideia é copiar marco legal do saneamento e pontuar os municípios com regras amigáveis à telecom em ranking de acesso a recursos públicos e convênios. 

Anatel adia decisão sobre uso de ‘white spaces’

Proposta prevê uso secundário e por dispositivos de radiação restrita do espectro ocioso nas faixas de 54 a 72 MHz, 174 a 216 MHz, 470 a 608 MHz, 614 a 698 MHz. 

TIM convoca rivais para brigar por propaganda com Google e Facebook

Os planos de uma carteira digital única não andaram como o desejado, mas a TIM almeja uma plataforma única de publicidade. “Se nos reunirmos podemos competir com Google e Facebook em um mercado muito maior”, vislumbra o presidente Pietro Labriola. 




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G