Clicky

Huawei: é cedo para dizer quem está dentro ou fora da rede privada do governo

Luís Osvaldo Grossmann ... 06/04/2021 ... Convergência Digital

A Huawei ainda aguarda a publicação dos requisitos que o governo federal quer ver na rede privativa de comunicações, que será financiada com o leilão do 5G, para definir se tem ou não espaço para participar. 

Como afirmou nesta terça, 6/4, o diretor de cibersegurança e soluções da fabricante chinesa na América Latina, Marcelo Motta, o divulgado até agora não deixa claro eventuais limites ou impedimentos. 

“No que diz respeito à rede privativa, existe uma portaria, mas os requisitos ainda não estão completamente claros. Quem adquire a rede coloca requisitos, mas à medida que os requisitos estejam claros a gente pode avaliar nossa condição de participar ou não.”

O diretor da Huawei participou de reunião do Grupo de Trabalho sobre a implantação do 5G no Brasil, ao lado de representantes das outras fornecedoras de equipamentos de rede, Ericsson, Nokia e Samsung. 

Ele insistiu que “existe aderência dos fornecedores a requisitos de segurança cibernética e isso vale para quaisquer redes. Estamos aguardando os requisitos da rede privativa para avaliar nossa participação”. 

A portaria 1.924 do Ministério de Comunicações traz diferentes obrigações para o leilão do 5G, inclusive a “implantação de uma Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal”. 

Essa portaria diz essa rede deve usar “equipamentos projetados, desenvolvidos, fabricados ou fornecidos por empresas que observem padrões de governança corporativa compatíveis com os exigidos no mercado acionário brasileiro”.

Tal definição, na prática, não impede a Huawei de participar da rede privativa, a não ser que seja normatizada como exigência de ações na B3. Como essa restrição não existe na legislação sobre licitações no Brasil, difícil vingar. Assistam a posição da Huawei, através da participação do seu executivo Marcelo Motta, no GT 5G da Câmara Federal.


Internet Móvel 3G 4G
Intel passa a fabricar chips para Qualcomm e AWS

Essa é uma virada significativa no mercado de semicondutores, porque a Intel assume um papel de vender chips para terceiros. Além disso, a Intel está apostando suas fichas na produção nos Estados Unidos, em mais um capítulo da guerra pelo domínio da tecnologia entre os Estados Unidos e a China.

Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Embratel se diz pronta para migrar antenas parabólicas de Banda C para a banda KU

Empresa assegura ter todas as condições para atender aos radiodifusores brasileiros e, em breve, terá o Star One D2, que terá 28 transponders em Banda C, 24 transponders em Banda Ku, um payload em Banda Ka, além de Banda X para uso militar. 

Pietro Labriola, da TIM, assume presidência da Conexis Brasil Digital

CEO da TIM substitui Rodrigo Abreu, da Oi no comando da entidade setorial. Labriola representará a entidade por um ano e acumulará ainda a presidência da Telebrasil e da Febratel. O 5G é a prioridade na agenda.

Teles pedem aprovação urgente de prisão por oito anos para quem furta ou rouba cabos

Em 2020, foram 96 mil ocorrências de furtos e roubos de cabos de cobre, uma extensão de 4,6 mil km, prejuízo de R$ 1 bilhão às operadoras e apagão de serviço.

Coalizão Direitos na Rede vai à Justiça para suspender renovação de frequências e valor da concessão

Para a entidade, arbitragem da Anatel com Vivo, regulamento de bens reversíveis e cálculo do valor associado ao fim das concessões reforçam urgência em liminar. 




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G