Clicky

Licença tácita para antenas chega ao Plenário da Câmara

Luís Osvaldo Grossmann ... 01/06/2021 ... Convergência Digital

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 8518/17, que modifica a Lei das Antenas (13.116/15) para resgatar o chamado 'silêncio positivo', ou seja, a aprovação tácita do licenciamento após 60 dias.

A matéria, de autoria dos deputados Vitor Lippi (PSDB/SP) e Odorico Monteiro (PSB/CE), já tem requerimento de urgência aprovado e pode ser incluída a qualquer momento na Ordem do Dia do Plenário da Câmara. Depois, ainda precisa passar pelo Senado Federal.

"Aqui não se trata em ser contra os municípios. Mas com as mudanças na tecnologia o número de antenas precisa ser multiplicado. E os deputados identificaram a necessidade de agilização das licenças", destacou o relator, Eduardo Cury (PSDB-SP), durante a votação.

O instituto do 'silêncio positivo' chegou a ser aprovado com a Lei 13.116/15, mas o trecho acabou vetado por temores, à época, de ferir a suscetibilidade das administrações municipais. Em 2020, foi incluído no Decreto 10.480/20, mas ainda a depender das legislações municipais.


Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Embratel se diz pronta para migrar antenas parabólicas de Banda C para a banda KU

Empresa assegura ter todas as condições para atender aos radiodifusores brasileiros e, em breve, terá o Star One D2, que terá 28 transponders em Banda C, 24 transponders em Banda Ku, um payload em Banda Ka, além de Banda X para uso militar. 

Pietro Labriola, da TIM, assume presidência da Conexis Brasil Digital

CEO da TIM substitui Rodrigo Abreu, da Oi no comando da entidade setorial. Labriola representará a entidade por um ano e acumulará ainda a presidência da Telebrasil e da Febratel. O 5G é a prioridade na agenda.

Teles pedem aprovação urgente de prisão por oito anos para quem furta ou rouba cabos

Em 2020, foram 96 mil ocorrências de furtos e roubos de cabos de cobre, uma extensão de 4,6 mil km, prejuízo de R$ 1 bilhão às operadoras e apagão de serviço.

Coalizão Direitos na Rede vai à Justiça para suspender renovação de frequências e valor da concessão

Para a entidade, arbitragem da Anatel com Vivo, regulamento de bens reversíveis e cálculo do valor associado ao fim das concessões reforçam urgência em liminar. 




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G