Clicky

Ministério das Comunicações promete Leilão 5G ainda em 2021

Luís Osvaldo Grossmann ... 14/07/2021 ... Convergência Digital

Com a perspectiva de o Tribunal de Contas da União votar em 18 de agosto o edital do 5G, o Ministério das Comunicações anunciou rapidamente que há promessa das operadoras de telecomunicações disponibilizarem o 5G standalone ainda neste 2021 em algumas capitais. 

“As próprias empresas de telecom têm nos garantido que a obrigação do edital, decolocar nas 27 capitais até julho do ano que vem, está mantida. Inclusive podemos ter até o final deste ano já algumas capitais com 5G standalone”, afirmou o ministro Fabio Faria nesta quarta, 14/7. 

“Temos dia, data e hora da votação no Tribunal de Contas da União. Após a votação do TCU, em até 5 dias o edital é encaminhado para a Anatel. Falei com o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, e ele disse que devido à grande interação do TCU com a Anatel, em até sete dias ele consegue publicar o edital”, emendou Faria. 

Segundo o secretario de telecomunicações do Minicom, Artur Coimbra, as datas de até 300 dias para o 5G nas capitais pode ser antecipada naquelas cidades onde não houver riscos de interferência da nova onda tecnológica com a recepção das antenas parabólicas – por conta do uso da faixa de 3,5 GHz. 

“Existem datas limites postas no edital, mas existem muitas áreas onde não há interferência do 5G nas parabólicas cujos atendimentos podem ser iniciados com ajustes leves nas redes. É perfeitamente factível visto que o risco de interferência nessas áreas é pequeno”, afirmou Coimbra. 


Internet Móvel 3G 4G
Intel passa a fabricar chips para Qualcomm e AWS

Essa é uma virada significativa no mercado de semicondutores, porque a Intel assume um papel de vender chips para terceiros. Além disso, a Intel está apostando suas fichas na produção nos Estados Unidos, em mais um capítulo da guerra pelo domínio da tecnologia entre os Estados Unidos e a China.

Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Embratel se diz pronta para migrar antenas parabólicas de Banda C para a banda KU

Empresa assegura ter todas as condições para atender aos radiodifusores brasileiros e, em breve, terá o Star One D2, que terá 28 transponders em Banda C, 24 transponders em Banda Ku, um payload em Banda Ka, além de Banda X para uso militar. 

Pietro Labriola, da TIM, assume presidência da Conexis Brasil Digital

CEO da TIM substitui Rodrigo Abreu, da Oi no comando da entidade setorial. Labriola representará a entidade por um ano e acumulará ainda a presidência da Telebrasil e da Febratel. O 5G é a prioridade na agenda.

Teles pedem aprovação urgente de prisão por oito anos para quem furta ou rouba cabos

Em 2020, foram 96 mil ocorrências de furtos e roubos de cabos de cobre, uma extensão de 4,6 mil km, prejuízo de R$ 1 bilhão às operadoras e apagão de serviço.

Coalizão Direitos na Rede vai à Justiça para suspender renovação de frequências e valor da concessão

Para a entidade, arbitragem da Anatel com Vivo, regulamento de bens reversíveis e cálculo do valor associado ao fim das concessões reforçam urgência em liminar. 




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G