Clicky

TIM: Oi móvel é uma operação de venda para resolver um problema do setor

Ana Paula Lobo ... 06/05/2021 ... Convergência Digital

Os questionamentos feitos por diferentes empresas como a Algar Telecom, a associação NEO, TelComp, Idec, entre outras, à venda da Oi Móvel ao consórcio TIM, Vivo e Claro por R$ 16 bilhões, são naturais e fazem parte do rito do negócio, afirmou o vice-presidente regulatório e institucional da TIM, Mario Girasole, ao ser indagado pelo Convergência Digital se enxergava algum risco de a transação não vir a ser aprovada pelo Cade.

"Precisamos lembrar que a Oi Móvel é uma operação de venda para resolver o problema de uma empresa que passou por uma situação crítica e não tinha  alternativa a não ser vender ativo. A compra da Oi Móvel é uma solução de problema", pontuou Girasole.

O executivo diz que é preciso esclarecer: a oi móvel é um ativo e tem três pontos relevantes: frequência, que cabe regulatório, mas logo depois da compra veio o edital do 5G, o maior certame de frequência já realizado no Brasil, clientes, a divisão foi de posicionar os clientes da Oi para a operadora com o menor market share, e torres, onde não há questionamento regulatório. "Acredito que o único ponto com observação regulatório seria frequência, mas tudo foi feito de forma muito transparente e adequada às regras", adicionou.

As reclamações dos rivais com relação à Oi Móvel, mesmo tratadas como normais e parte do rito até porque a própria TIM já fez isso em outras ocasiões, são questionadas."Alguém colocou uma proposta à mesa para comprar o ativo? Não. E o ativo tem de ser vendido", salientou Girasole.

O CEO Pietro Labriola adicionou que se as frequências são tão importantes, todas deveriam participar do leilão do 5G." É difícil dizer que não se pode fazer a operação por não haver a frequência, sendo que tem  frequência à venda e não se compra", pontuou.

A TIM acredita que a transação será fechada no prazo e já trabalha com a integração com a Oi, principalmente, com os clientes a serem adicionados à sua base. "Não vamos adquirir um CNPJ, vamos adquirir ativos. Não tem por que Anatel e Cade não aprovarem. Há pedidos de ajustes, mas não resistência ao negócio", concluiu Mario Girasole.




Internet Móvel 3G 4G
Movile vai às compras com novo aporte de investidor global

Grupo global de Internet, Prosus, é o principal investidor da desenvolvedora de negócios como iFood, MovilePay, PlayKids, Afterverse, Sympla e Zoop, e completou o aporte de R$ 1 bilhão não empresa nacional. Games entram na mira.

Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Teles sugerem prêmio às cidades que facilitarem antenas de 5G

Ideia é copiar marco legal do saneamento e pontuar os municípios com regras amigáveis à telecom em ranking de acesso a recursos públicos e convênios. 

Anatel adia decisão sobre uso de ‘white spaces’

Proposta prevê uso secundário e por dispositivos de radiação restrita do espectro ocioso nas faixas de 54 a 72 MHz, 174 a 216 MHz, 470 a 608 MHz, 614 a 698 MHz. 

TIM convoca rivais para brigar por propaganda com Google e Facebook

Os planos de uma carteira digital única não andaram como o desejado, mas a TIM almeja uma plataforma única de publicidade. “Se nos reunirmos podemos competir com Google e Facebook em um mercado muito maior”, vislumbra o presidente Pietro Labriola. 

Embratel se diz pronta para migrar antenas parabólicas de Banda C para a banda KU

Empresa assegura ter todas as condições para atender aos radiodifusores brasileiros e, em breve, terá o Star One D2, que terá 28 transponders em Banda C, 24 transponders em Banda Ku, um payload em Banda Ka, além de Banda X para uso militar. 




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G