Clicky

TV paga vai ao STF contra nova regra para carregamento de canais

Luís Osvaldo Grossmann ... 22/07/2021 ... Convergência Digital

A Associação Brasileira de TV por Assinatura, que representa as principais distribuidoras do país, ingressou no Supremo Tribunal Federal com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (6931) para questionar um novo dispositivo incluído na legislação setorial. 

A bronca é com a nova redação ao parágrafo 15 do artigo 32 da Lei 12.485/2011, a Lei da TV paga, trazida na tramitação da Medida Provisória 1018/20, que virou a Lei 14.173/2021. O trecho inclui a programação de retransmissoras locais de TV nos canais de carregamento obrigatório do serviço de assinantes. 

Para as operadoras de TV paga, o dispositivo “além de maculado por vícios formais, alarga de modo injustificado e desproporcional o dever de carregamento obrigatório das distribuidoras de TV por assinatura”. 

Como explicam, o dispositivo faz com que as distribuidoras (ou operadoras) de TV por assinatura incluam em seus pacotes, obrigatória e gratuitamente, o conteúdo de canais locais para todo e qualquer ponto do país em que haja uma simples estação retransmissora. Sendo que, pela regra anterior, esse conteúdo local já era obrigatória e gratuitamente transmitido para a respectiva localidade. 

O mesmo trecho é questionado em outra ADI (6921), movida pelo Partido Democrático Trabalhista. Para a ABTA, essa nova regra é ilegal por não ter ligação com o conteúdo original da medida provisória que modificou a legislação, que tratou da desoneração do setor de telecomunicações.

A entidade alega também afronta ao artigo 2º da Emenda Constitucional 8/1995 e o artigo 246 da Constituição Federal, que vedam a edição de medida provisória sobre o regime jurídico das telecomunicações. E ainda afronta aos princípios constitucionais da livre iniciativa e da proporcionalidade, pois limita o espaço de gestão empresarial das operadoras de TV a cabo, que ficam obrigadas a dedicar parcela significativa de sua infraestrutura de redes à difusão de conteúdos locais em lugares que apenas contam com estações retransmissoras.


Internet Móvel 3G 4G
Intel passa a fabricar chips para Qualcomm e AWS

Essa é uma virada significativa no mercado de semicondutores, porque a Intel assume um papel de vender chips para terceiros. Além disso, a Intel está apostando suas fichas na produção nos Estados Unidos, em mais um capítulo da guerra pelo domínio da tecnologia entre os Estados Unidos e a China.

Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Embratel se diz pronta para migrar antenas parabólicas de Banda C para a banda KU

Empresa assegura ter todas as condições para atender aos radiodifusores brasileiros e, em breve, terá o Star One D2, que terá 28 transponders em Banda C, 24 transponders em Banda Ku, um payload em Banda Ka, além de Banda X para uso militar. 

Pietro Labriola, da TIM, assume presidência da Conexis Brasil Digital

CEO da TIM substitui Rodrigo Abreu, da Oi no comando da entidade setorial. Labriola representará a entidade por um ano e acumulará ainda a presidência da Telebrasil e da Febratel. O 5G é a prioridade na agenda.

Teles pedem aprovação urgente de prisão por oito anos para quem furta ou rouba cabos

Em 2020, foram 96 mil ocorrências de furtos e roubos de cabos de cobre, uma extensão de 4,6 mil km, prejuízo de R$ 1 bilhão às operadoras e apagão de serviço.

Coalizão Direitos na Rede vai à Justiça para suspender renovação de frequências e valor da concessão

Para a entidade, arbitragem da Anatel com Vivo, regulamento de bens reversíveis e cálculo do valor associado ao fim das concessões reforçam urgência em liminar. 




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G