Convergência Digital - Home

Governo negocia para transformar Foz do Iguaçu em zona franca para datacenters

Convergência Digital
Ana Paula Lobo - 30/10/2019

Ao participar do Futurecom 2019, que acontece esta semana em São Paulo, o secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Elisio de Menezes, disse que está negociando - sem dar uma data para o anúncio formal - a criação de uma espécie de "zona franca de Manaus" para datacenters no Brasil, em Foz do Iguaçu, no Paraná. A ideia é que os datacenters estabelecidos na região sejam incluídos em uma classe especial de consumo de energia, o ativo mais caro na sustentação do negócio.

"Sabemos da dificuldade de atrair datacenters para a região, muitos querem ficar em São Paulo, mas conseguimos lá conceder benefícios na parte de energia, além de outros atrativos que estão em negociação, entre eles, a redução do ICMS. O Brasil tem muitos datacenters, mas podemos ter muito mais. O 5G demandará muitos datacenters", observou Vitor Elisio Menezes. O governo também negocia a facilidade de importação de equipamentos, com celeridade para o desembarque daqueles não produzidos no País e essenciais para os datacenters.

Escaldado, já que desde 2017, ainda na gestão de André Borges à frente da secretaria de Telecomunicações, o Brasil formula um pacote de medidas para incentivar a implantação de datacenters no Brasil, Vitor Menezes não quis dar datas. "Esse é um processo que envolve muitas negociações. Mas é certo que o Brasil, hoje, não é um país atraente para os datacenters. Nós perdemos qualquer disputa com outros países da região. E essa equação precisa mudar", completou.


Destaques
Destaques

Governo negocia para transformar Foz do Iguaçu em zona franca para datacenters

O secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Elisio de Menezes, conta que negocia a incorporação dos datacenters em uma classe especial para consumo de energia, ativo que mais encarece as operações no Brasil.

Para OCDE, a transformação digital está no topo da agenda global

Brasil ainda precisa superar o desafio da inclusão digital, afirma o diretor da entidade para América Latina, Roberto Martínez Yllescas.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

As lições do buraco negro e da análise de dados às empresas

Por Paulo Watanave*

O fato é que por trás das aplicações e sistemas usados nas operações já existe um grande e variado conjunto de insights e algoritmos que podem ser usados para gerar valor real às organizações e para as pessoas de um modo geral. Estima-se que menos de 10% das companhias em todo o mundo tenham estratégias bem definidas para a utilização dos recursos digitais e das informações.

Edge Computing para acelerar os negócios das empresas brasileiras

Por Henrique Cecci*

O que é, afinal, Edge Computing? Trata-se da aplicação de soluções que facilitam o processamento de dados diretamente na fonte de geração de dados. No contexto da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as fontes de geração de dados geralmente são "coisas" com sensores ou dispositivos incorporados.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site