INOVAÇÃO

Regulamentação de IA passa pela lógica econômica e pela ética

Ana Paula Lobo e Rafael Mariano ... 11/12/2018 ... Convergência Digital

Ao participar do Seminário ABDTIC 2018, realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, Carlos Affonso Souza, do ITS/Rio, afirmou que é necessário pensar em uma eventual regulação futura para a Inteligência Artificial de forma contextualizada, com base não apenas na legislação, mas em uma lógica econômica de mercado, na sociedade e na própria tecnologia, além de ser "pareado com ética".

Na sua apresentação, o especialista citou exemplos do Japão, onde o governo instituiu estratégias nacionais para a robótica e para a IA. Em ambas, há a ideia de que o cidadão precisará se acostumar com a presença da máquina no dia a dia. Já na China, o plano tem um viés econômico: até 2020, aumentar o nível de investimentos; até 2025, ter criações chinesas na área; e em 2030, já ter a dominação global na área. Assistam a íntegra da apresentação de Carlos Affonso Souza, do ITS/Rio.


Cloud Computing
Gestores de riscos se sentem incapazes de lidar com o vazamento de dados

Pesquisa global mostra que os  principais obstáculos à implementação de advanced analytics:os silos de dados, falta de clareza quanto à regulamentação e desafios de integração com sistemas legados.

Oi Futuro e Sebrae lançam edital de aceleração para empreendedores

Startups terão acesso a espaço de coworking e poderão ganhar prêmios de até R$ 25 mil. Iniciativa terá seis meses de duração e reúne mentorias, consultorias e workshops.

boostLAB, do BTG Pactual, abre espaço para ERPs, big data e Edtechs

A quarta edição do programa superou a marca de 260 empresas inscritas. Para o Batch #5 serão selecionadas de cinco a dez startups para seguirem no programa durante cinco meses. Inscrições abrem nesta quinta-feira, 05/12.

STJ valida sistema 'mailbox' e confirma patente por 20 anos

​A Terceira Turma do STJ, por unanimidade, estabeleceu em 20 anos o prazo de vigência de patente concedida pelo sistema mailbox, contado a partir da data do depósito do pedido pelo interessado.

Carros autônomos se multiplicam, mas estão longe do mercado de consumo

Segundo a consultoria Gartner, veículos equipados para direção autônoma mais que dobram a cada ano, mas só o custo dos sensores já os deixa restritos à pesquisa. 

Brasileiros já incluem dispositivos IoT em lista de desejos

Pesquisa da Avast lista smartwach, caixa de som inteligente, lâmpada e termostato conectados como principais itens de consumo do momento. 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G