NEGÓCIOS

Mais dois desenvolvedores de apps acusam Apple de conduta anticoncorrencial

Convergência Digital ... 04/06/2019 ... Convergência Digital

Dois desenvolvedores de aplicativos processaram a Apple nesta terça-feira sobre suas práticas na App Store, fazendo reivindicações similares aos de uma ação movida por consumidores que o Supremo Tribunal dos Estados Unidos autorizou prosseguir.

Os desenvolvedores de aplicativos Donald R. Cameron e Pure Sweat Basketball alegaram num tribunal federal na Califórnia que a Apple praticou conduta anticoncorrencial permitindo apenas o download de aplicativos para iPhone através da App Store oficial da Apple. A Apple também exige que desenvolvedores façam o preço de seus aplicativos terminando em 0,99 dólar e leva até 30% de comissão dos desenvolvedores sobre a venda de aplicativos.

“Essa prática é análoga a um varejista que paga preços de atacado artificialmente baixos a seus fornecedores”, disseram os desenvolvedores. “Em ambos os casos, um mercado competitivo renderia melhores preços pós-comissionamento ou de atacado, e lucro mais justo para os produtos digitais dos desenvolvedores.”

As reclamações são sobre as mesmas práticas da Apple que destacaram-se em processo movido por consumidores, argumentando que as práticas da Apple inflaram artificialmente o preço dos softwares na App Store.

Esse caso apresentava uma questão legal sobre se os consumidores tinham legitimidade para processar a Apple porque são desenvolvedores, não consumidores, que têm um contrato com a Apple para estar na App Store e pagar taxas. Mas a Suprema Corte dos EUA disse no mês passado que o processo dos consumidores poderia prosseguir.

A empresa afirmou que impõe suas regras de App Store de maneira imparcial, independentemente de competir com fabricantes de aplicativos, e que muitos concorrentes, como os aplicativos de e-mail da Microsoft, prosperam na App Store.

Em um post recente sobre suas práticas na App Store, a Apple disse que 84% dos aplicativos em sua loja são gratuitos e que gerou 120 bilhões de dólares em pagamentos para desenvolvedores.

* Com informações da Reuters


Cloud Computing
Google abre temporada de cursos gratuitos sobre nuvem

Cloud Onboard seguirá até 30 de julho. No ano passado, evento reuniu mais de 2 mil pessoas em São Paulo. São temas big data, machine learning e desenvolvimento de aplicações.

#apoieojornalismoespecializado é prorrogada até 31 de julho

Campanha foi estendida como agradecimento aos apoiadores: ABERT, ABES, Abinee, Abranet, Abratel, Abrint, ABTA, Algar, Assespro, Associação Neo,Brasscom, Brisanet, Cisco, Claro, Commscope, CPQD, Embratel Claro, Ericsson, F5, Feninfra, Fitec, Futurecom 2020, Highline, Huawei, Infobip, Intel, Kryptus, Mercado Livre, mobi2buy, PadTec,
Positivo Tecnologia, NIC.br, Oi, RNP, SAS, SindiTelebrasil, Stefanini,
Surf Telecom, Sky, Take, TelComp, TIM ,  Vero Internet, Viasat, Vivo e WDC Networks. 
A #apoieojornalismoespecializado une os veiculos - Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, Teletime e TI Inside. Participe. Venha fazer parte do time que apoia o jornalismo especializado.

Stone que ir além das 'máquininhas', mas demite 1.300 para enfrentar crise do Covid-19

Empresa de meio de pagamentos quer investir em serviços financeiros e em ferramentas de vendas online. Em abril, a companhia, em parceria com o Grupo Globo, lançou a TON, voltada para trabalhadores autonômos.

Covid-19 fez produção da indústria eletroeletrônica recuar 9,1% em março

Abinee adverte que no mês de abril haverá uma nova queda, provavelmente ainda mais aguda, por conta das medidas de isolamento social.

#apoieojornalismoespecializado

Ação inédita une o Convergência Digital, o Mobile Time, o Tele.síntese, o Teletime e a TI Inside para uma campanha integrada para chamar a atenção para a relevância e o papel do jornalismo especializado setorial. O movimento é para financiar os esforços jornalísticos durante esse período de pandemia de Covid-19. Saiba quais são as empresas que já aderiram à nossa iniciativa e estão ajudando o jornalismo especializado.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G