Clicky

Votar o Silêncio Positivo é pauta urgente do Congresso Nacional

Convergência Digital ... 21/08/2020 ... Convergência Digital

A demanda cada vez maior por conectividade e a proximidade do 5G reforçam a importância da instalação de infraestrutura de telecomunicações, especialmente as antenas de celular. Com projeções de que a nova geração tecnológica vai exigir cinco vezes mais antenas, ganha relevância o movimento no Congresso Nacional para avançar na aprovação de mecanismos que facilitem a implantação de redes.

“Por incrível que pareça, a média de tempo para licença de instalação de antena é de dois anos. Alguns municípios estão mudando isso, mas é inadmissível que, existindo recursos e demanda, isso não aconteça por causa da burocracia. Infelizmente a Lei das Antenas encontrou obstáculos e reapresentamos um projeto para dar o ‘silêncio positivo’. Ele dá 90 dias para os municípios se manifestarem. Não respondendo, a licença está automaticamente autorizada”, resumiu o deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), ao discutir a infraestrutura para o 5G em debate online promovido pelo SindiTelebrasil e pelo portal Jota, nesta sexta-feira, 21/08.

O parlamentar defende uma mobilização setorial para que o projeto seja levado imediatamente ao Plenário da Câmara. “O PL 8518/17 não traz gasto nenhum para o Poder Público e vai reduzir o prazo das licenças de dois anos para 90 dias. Já temos número suficiente de assinaturas de líderes dos partidos para que o projeto seja votado em regime de urgência. Estamos conversando com o presidente Rodrigo Maia para que ele possa efetivamente entrar na pauta do Plenário”, afirmou.

Lippi contou que houve ajustes no texto para conquistar apoio dos prefeitos. “Para evitar conflitos de competência, de autonomia, encontramos a saída de que é uma autorização provisória. E para que as prefeituras também se sentissem confortáveis, os municípios entenderam ser importante que caso a antena esteja infringindo alguma norma local, pode cassar a licença e a operadora tem que retirar sem ônus para o municípios.”

Na sua participação, o parlamentar paulista frisou que a conectividade é um direito essencial do cidadão como o é o direito ao transporte, à educação e à saúde. “Quem está numa região sem conectividade está excluído do desenvolvimento econômico social.  Mais de 70% das propriedades rurais produtivas não têm conectividade e infraestrutura é o pilar. Tem de ter mais antenas instaladas”, completou.


Internet Móvel 3G 4G
5G permite um respiro à indústria de celulares

Apesar do impacto evidente da Covid-19, o mercado de aparelhos móveis respira com o forte crescimento dos terminais 5G, que devem responder por quase 10% do total a ser produzido em 2020, aponta a IDC. O desafio imediato é fazer o preço desse smartphone 5G ficar cada vez mais próximo dos aparelhos 4G.

STF julga inconstitucionais leis de BA e RJ sobre créditos pré pagos e cobrança de serviços

Mais uma vez, Supremo ressaltou que, ainda que importantes ações em defesa dos consumidores, normas estaduais não podem invadir a competência privativa da União de legislar sobre telecomunicações. 

Portabilidade: Claro é a tele com mais adesões. Oi e TIM cedem assinantes

Oi, na fixa, e TIM, na móvel, foram as operadoras que mais cederam assinantes com a possibilidade de troca de empresa mantendo o mesmo número. Já a Claro foi a operadora que mais ganhou clientes nos 12 anos do serviço.

Nova Oi busca eficiência operacional e personalizar ofertas ao cliente

Network analytics tem diversos níveis de maturidade e vai desde a proximidade maior com a infraestrutura da rede até análises mais especializadas do serviço, afirma o diretor de Estratégia, Tecnologia e Arquitetura de Rede da Oi, Mauro Fukuda.

Artur Coimbra é nomeado como novo Secretário de Telecomunicações

Mudança era esperada com a passagem de Vitor Menezes da Setel para a Secretaria Executiva do Minicom. 

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G