INOVAÇÃO

Embratel: Inteligência Artificial não é jogar fora tudo o que já feito

Por Fernanda Ângelo ... 30/10/2019 ... Convergência Digital

Em painel realizado durante o Congresso Futurecom 2019, que acontece esta semana, em São Paulo, Andrea Mannarino, diretora de Operações de Soluções Digitais da Embratel, detalhou aqueles que considera os principais erros e desafios da jornada de adoção da Inteligência Artificial nas empresas, sejam elas de telecom ou de outras indústrias.

Para a especialista, o maior equívoco talvez esteja no fato de se acreditar que a Inteligência Artificial promoverá uma revolução milagrosa dentro das organizações. "IA é uma jornada que deve começar simples, a partir do entendimento de um processo, como ele pode ser melhorado, quais sistemas podem ser integrados, quem são os stakeholders envolvidos", explicou. Andrea disse que muitas empresas menosprezam aquilo que já existe na organização, e que pode ser ponto de partida para grandes projetos.

No mesmo painel, a Nokia divulgou uma pesquisa sobre IA conduzida junto a 50 grandes empresas de telecomunicações no mundo. A análise revelou a dificuldade em comprovar o valor dos projetos como um dos principais desafios às iniciativas de IA. "O resultado reforça a visão de que é importante começar pequeno, envolver pessoas e comprovar os benefícios", avaliou Andrea.

Ela ainda destacou a questão da mão de obra e e a capacitação de talentos como outros desafios. "As pessoas fazem toda a diferença em um projeto de IA. Mais do que conhecimento técnico, tem que ter traquejo comportamental, conhecer o processo, enxergar o ganho que ele trará", afirmou. "Sempre digo que precisamos criar o problema e entender como podemos resolvê-lo, e as pessoas são essenciais nesse processo", acrescentou.

Em entrevista ao CDTV, Andrea Mannarino falou sobre os desafios da jornada rumo à Inteligência Artificial e a capacitação de pessoas e contou como a Embratel tem trabalhado para preparar profissionais nesse segmento.


Cloud Computing
Unimed Fesp adota Citrix para trabalho remoto de quase 700 colaboradores

Os colaboradores podem acessar de qualquer local e qualquer dispositivo as mesmas aplicações e informações que tinham no escritório, como sistemas de autorização de pessoas internadas, ERP, aplicativos internos, dados para análise e relatórios, entre outras.

Finep seleciona R$ 107 milhões em projetos de inovação

Foco dos incentivos é para soluções relacionadas à pandemia de Covid-19. 

STF avança na transformação para ser 100% digital

Resolução editada pelo Supremo impõe que, a partir de agora, todos os processos originários ajuizados no Tribunal devem ser protocolados por meio eletrônico. Ferramenta permite incorporar de áudio e vídeo nos autos.

Obr.Global abre inscrições para programa voltado aos investidores anjos

Iniciativa Angel Success Series tem duração de dois meses e, pela primeira vez, acontecerá 100% online. Inscrições vão até o dia 10 de agosto.

Serpro amplia teste do sistema de transferência eletrônica de veículos

Desenvolvido para o Denatran e lançado em Santa Catarina, Registro Nacional de Veículos em Estoque funciona como um DUT online e será ampliado para Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

TIM lança desafio para startups com soluções de IoT voltadas ao agronegócio

Em parceria com a AgTech Garage, o Desafio 4G TIM no Campo vai selecionar soluções inovadoras para o controle de pragas, doenças e plantas daninhas.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G