NEGÓCIOS

Pagamentos instantâneos e open banking reescrevem o sistema financeiro no Brasil

Por Roberta Prescott e Carlos Afonso ... 26/06/2019 ... Convergência Digital

Um novo modelo de parcelamento está disponível aos brasileiros desde o fim do primeiro trimestre deste ano: é o crediário no cartão de crédito. Em entrevista à CDTV, do Portal Convergência Digital, durante o CIAB Febraban, realizado de 11 a 13 de junho, em São Paulo, Fernando Teles, diretor-geral da Visa do Brasil, explicou que o crediário no cartão de crédito é uma evolução de solução e que a tecnologia para habilitá-lo já existia.

"O que foi feito foi desenvolver uma solução para conseguir financiar uma determinada compra no cartão de crédito, em parcelas maiores, com mais prazo, com taxas menores e com prazo de pagamento menor para o estabelecimento", disse. O executivo também falou sobre como a Visa está trabalhando com open banking.

"O open banking no Brasil ainda não está regulamentado, mas já operamos com isto, porque este movimento começou na Europa com a diretriz PSD2. Já operamos assim na Europa e temos mais de 250 APIs abertas da Visa para serem consumidas pelos nossos parceiros e desenvolvedores; então, estamos bastante atuantes neste segmento", explicou, completando que a vantagem de ser uma companhia global é adotar modelos testados em outros países.

Para o Brasil ter projetos de open banking no modelo europeu, é necessário contar com regulamentação, assim como a PSD2 (Revised Payment Service Directive), da União Europeia. O Banco Central do Brasil publicou, em 24 de abril último, comunicado com os requisitos fundamentais para a implementação no Brasil do sistema financeiro aberto (open banking) — veja em https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Comunicado&numero=33455. 

Com base nos requisitos apresentados, a expectativa do Bacen é de que o modelo de open banking seja implementado a partir do segundo semestre de 2020. Também se espera que o Banco Central do Brasil submeta à consulta pública as minutas, no segundo semestre de 2019, propondo a definição, entres outros aspectos, de escopo, abrangência, responsabilidades, requisitos mínimos para operacionalização do modelo, controles internos, gerenciamento de riscos e condições mínimas para a relação contratual que venha a ser estabelecida entre instituições autorizadas e terceiros não autorizados, além do próprio cronograma de implementação.

Teles disse que o modelo de open banking aporta inovação de produtos com uma velocidade de desenvolvimento maior e vai possibilitar que a indústria se modernize. "Vejo um mundo efetivamente mais colaborativo", afirmou. Na entrevista, ele também opinou sobre os pagamentos instantâneos e o que a indústria está fazendo para aumentar a penetração dos meios eletrônicos de pagamento. Confira o vídeo na íntegra:


Cloud Computing
Algar Telecom avança na oferta de PABX na nuvem

Solução, desenhada sob medida em parceria com a Digivox, reúne em uma única plataforma todas as funcionalidades de comunicação interna e atendimento a clientes de qualquer porte.

ARTIGO . Por Melissa Torgbi

Cientista de dados: seja curioso, se envolva e tenha muita disposição para resolver problemas

Há muita empolgação acerca do termo “ciência de dados” atualmente. Para nós que queremos ser cientistas de dados, há alguns requisitos. Um deles: ter muita, mas muita vontade de aprender o tempo todo.

Unicórnio brasileiro avança operações de pagamento para décimo país

Ebanx anunciou que também vai processar pagamentos no Uruguai. "Unicórnio" com mais de US$ 1 bi, empresa está também no México, Colômbia, Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Equador e Uruguai, além do Brasil.

Finplace amplia em mais de 200% a oferta de crédito para PMEs

Criada no final do ano passado, a plataforma já movimentou mais de R$ 50 milhões e contabiliza 108 financiadores e uma carteira com mais de 500 clientes.

No Brasil, 65% das empresas estão bem longe das regras da LGPD

Índice LGPD ABES mostra ainda que 40% das companhias brasileiras sofreram incidentes de violação nos últimos dois anos e 80% assumem que fazem, sim, coleta de dados sigilosos. "Não há mais tempo a perder", adverte o consultor da EY, Marcos Sêmola.

Positivo Tecnologia: "Falta PC para vender no varejo"

Tês meses depois da pandemia, a demanda por PCs aumentou mais de 50% no mercado nacional. “Seguramos a produção por precaução, e, agora, faltam alguns produtos para atender ao varejo", diz Norberto Maraschin Filho, vice-presidente de Negócios de Consumo e Mobilidade da Positivo Tecnologia.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G