GESTÃO

Consumidor.gov.br se integra às agências reguladoras

Luís Osvaldo Grossmann ... 12/08/2020 ... Convergência Digital

Com mais de 2 milhões de usuários ativos e 850 empresas cadastradas, o portal Consumidor.gov.br - que usa tecnologia da Oracle - se prepara para um próximo salto nas demandas, com a integração completa do sistema ao Processo Judicial Eletrônico, PJe, até o fim deste 2020 e uma nova expansão à vista: a integração com agências reguladoras. 

“Hoje, se o cidadão procura a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para reclamar das companhias aéreas, nacionais ou internacionais, já usa o Consumidor.gov.br para fazer o monitoramento. Estamos buscando outras agências, como Susep, Aneel, ANTT, em uma articulação para centralizarmos o canal para demandas consumeristas pela internet”, afirmou a a coordenadora geral do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, Daniela Cardoso.

Duarante painel no Oracle Transformation Day para setor público nesta terça, 11/8, ela revelou que o sistema já vem passando por um crescimento importante nos últimos meses, por conta da centralização de canais promovida no governo federal. E deve ter concluído até dezembro a integração com todos os tribunais que usam o PJe. 

“Temos um Decreto presidencial, de 2 de janeiro, que centraliza as demandas consumeristas no Consumidor.gov.br. E com a pandemia publicamos uma portaria para determinar que algumas empresas e segmentos deveriam passar a fazer parte da plataforma. Foram quase 300 novas adesões. Acabamos de ativar a Google. Nas próximas semanas vamos ativar a Amazon. Assim, se já tínhamos um crescimento de 20% ao ano, isso aumentou muito. Tínhamos 60 mil reclamações registradas por mês, mas no último mês a gente dobrou, para 120 mil reclamações. Com o PJe tende a aumentar ainda mais". Assista a participação da coordenadora geral do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, Daniela Cardoso.


Plataforma online vai integrar pagamentos ao Tesouro Nacional

Empresas que prestam serviço de recolhimento de valores poderão se credenciar ou integrar suas soluções ao PagTesouro.

Empresas estão longe de priorizar a LGPD, adverte a EY

"Nem dois anos ou mesmo o dobro deste tempo serão suficientes para a empresa que não colocar a privacidade de dados como prioridade", afirma Marcos Sêmola, sócio-líder da EY para Cybersegurança.

Dataprev lança ferramenta para acesso online à bolsa de qualificação profissional

Bolsa é uma das alternativas à demissão nos casos de suspensão de contrato de trabalho motivados pela pandemia de Covid-19. 

LGPD: quase 90% das empresas abandonam adequação e culpam a Covid-19

Estudo mostra que boa parte das organizações deixou de lado os ajustes dos sistemas, até pela indefinição política do tema.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G