A Lenovo Data Center não está interessada em ser um broker de computação em nuvem no Brasil, revelou o presidente da companhia, Rodrigo Guerio, ao participar de coletiva de imprensa online nesta quinta-feira, 03/12. Ele foi indagado pelo Convergência Digital sobre o recém-lançado edital de multicloud do governo. "Não temos interesse de atuarmos nesse segmento. Temos uma parceria forte com a SAP e é a companhia quem tem de definir as suas estratégias. Nós somos fornecedores de infraestrutura", pontuou Guercio.
A estratégia da Lenovo Data Center - que começou a operação de data center com a aquisição dos negócios da IBM em 2014 - é o de avançar com o fornecimento de storages para multicloud. "Nossos equipamentos já são usados pelas três maiores provedoras de nuvem pública: AWS, Azzure e Google", pontuou Gustavo Stringueta, líder de storage Lenovo Data center no Brasil. A novidade é que a partir de agora, todos os hadware da Lenovo Data Center serão fornecidos no modelo de serviço, inclusive, os de supercomputação.
"Cada vez mais o supercomputador se aproxima das empresas com o volume crescente de dados para serem usados com analytics e Inteligência Artificial. Nossa proposta é oferecer tudo como serviço de forma ágil e simples. O usuário está exigindo esse tipo de modelo, bastante semelhante ao adotado para a contratação de computação em nuvem", reforçou Guerio.
Um dos produtos apresentados pela Lenovo Data Center é a Lenovo ThinkSystem Intelligent Monitoring 2.0 software solution, uma plataforma de gerenciamento baseada em nuvem que utiliza IA para simplificar e automatizar a gestão e a otimização do ambiente de armazenamento ThinkSystem da Lenovo. Os clientes podem monitorar e administrar a capacidade de armazenamento e o desempenho para diversos locais a partir de uma única interface baseada em nuvem, predizendo os problemas antes que eles ocorram, recebendo orientação prescritiva.
"Gerenciamento de dados e tratamento de dados é estratégico e fará a diferença nos negócios. Nós estamos prontos para ser parceiros e vamos marcar nossa presença no Brasil", adiciona o presidente da Lenovo Data Center, Rodrigo Guerio.
O aporte previsto no País é de R$ 70 milhões, muito abaixo, por exemplo do que está sendo feito em países como China, Coreia e Espanha, lamentou o consultor de IA, Eduardo Prado, ao participar do 5x5 TecSummit. Ele advertiu que a transformação digital não acontecerá sem que se mexa nas cabeças das pessoas.
O diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais, enfatiza que 2020 foi o ano da disparada na transformação digital e destaca que as instituições financeiras da América Latina estão investindo 76% acima do ano passado em IaaS, PaaS e SaaS.
Por Ed Solis*
De acordo com a consultoria Omdia, o mercado de redes gerenciadas em nuvem cresce a uma taxa anual composta de 28,7%, com receitas de equipamentos previstas em US$ 5,5 bilhões
Por Srinivasa Raghavan*
Se as empresas obtiverem melhor visibilidade do custo de cada serviço em nuvem que utilizam, poderão encontrar o equilíbrio certo entre eles, reduzir as despesas operacionais e obter o melhor valor possível da nuvem.