Convergência Digital - Home

AWS tenta barrar contrato da Microsoft com Pentágono

Convergência Digital
Convergência Digital* - 14/01/2020

A Amazon Web Services (AWS) pedirá a um juiz que bloqueie temporariamente a Microsoft de trabalhar em um contrato de computação em nuvem de US$ 10 bilhões com o Pentágono, segundo informa a agência Reuters.

A AWS, que era vista como favorita para o contrato, planeja registrar uma moção para uma ordem de restrição temporária em 24/1 e um tribunal federal emitirá sua decisão em 11/2, de acordo com o documento. 

A gigante do comércio eletrônico culpou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por exercer uma “pressão imprópria” e preconceito que levaram o Departamento de Defesa dos EUA (DoD) a conceder à Microsoft o contrato da Joint Enterprise Defense Infrastructure Cloud (JEDI). 

O Departamento de Defesa manteve sua decisão, com o secretário Mark Esper rejeitando qualquer sugestão de viés e dizendo que a decisão foi conduzida de forma livre e justa, sem nenhuma influência externa. 

O contrato JEDI faz parte de uma modernização digital mais ampla do Pentágono, destinada a torná-lo mais ágil tecnologicamente. Especificamente, um objetivo do JEDI é oferecer aos militares melhor acesso aos dados e à nuvem a partir de zonas de guerra e outros locais remotos. 

A Microsoft não fez um comentário sobre a intenção da Amazon de registrar a moção. A Amazon não respondeu a um pedido de comentário e o Departamento de Defesa não pôde ser encontrado imediatamente. 

* Com informações da Reuters


Destaques
Destaques

Embratel centraliza dados do ministério da Saúde na nuvem

Os dados do Portal do Ministério da Saúde, do Portal Coronavírus e e-SUS-VE foram 100% migrados para a nuvem da Embratel. Entre os aplicativos migrados está o CoronavírusSUS. Os apps de saúde já atingiram picos de mais de 80 milhões de acessos diários.

Compartilhamento de dados fomenta o big data no governo federal

A TIC Governo Eletrônico 2019 mostra que ainda há muito por usar em análise de dados no governo. O MPF foi o maior utilizador dos dados para análise. O Executivo ficou com apenas 20%. Serviços na nuvem também ficam aquém do desejado.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.

Jornada para a nuvem: evite as armadilhas e faça a coisa certa

Por Fábio Kuhl*

Até bem pouco tempo, a nuvem era inovação, hoje me arrisco a dizer que, em breve, uma commodity.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site