O Serpro abriu uma consulta pública para obter críticas e sugestões a uma proposta de edital para contratação de solução de gerenciamento de dados mestres e data hub. Os termos estão disponíveis neste link e recebem contribuições por oito dias.
Como explica o termo de referência, a solução deve ser inserida na arquitetura de dados do Serpro, deve prover gerenciamento de modelo de dados mestres, aquisição, validação, padronização, enriquecimento e compartilhamento de dados mestres; e sustentar precisão, curadoria, governança, consistência semântica e responsabilidade dos ativos de dados mestres confiáveis e compartilhados para otimizar processos de negócios.
“Com esta arquitetura, o Serpro deseja modernizar seu gerenciamento de dados e padrões arquitetônicos que, quando combinados, possam suportar os casos de uso de dados e análises que exigem conexão com fontes de dados distribuídas e garantir que os dados mantenham alta precisão e qualidade, nos levando à maior consistência semântica, entrega otimizada de análises e governança de informações para operacionalizar novos modelos analíticos e aproveitar a reutilização sustentável de insights com governança de dados e análises, inclusive como parte da curadoria e linhagem de dados, para fornecer confiança ao usuário final no processo e na tecnologia e aos titulares de dados”, explica a estatal.
As contribuições serão aceitas até 27/7, pelos endereços eletrônicos charles.magalhaes@serpro.gov.br e flavia.bomfim@serpro.gov.br.
O aporte previsto no País é de R$ 70 milhões, muito abaixo, por exemplo do que está sendo feito em países como China, Coreia e Espanha, lamentou o consultor de IA, Eduardo Prado, ao participar do 5x5 TecSummit. Ele advertiu que a transformação digital não acontecerá sem que se mexa nas cabeças das pessoas.
O diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais, enfatiza que 2020 foi o ano da disparada na transformação digital e destaca que as instituições financeiras da América Latina estão investindo 76% acima do ano passado em IaaS, PaaS e SaaS.
Por Ed Solis*
De acordo com a consultoria Omdia, o mercado de redes gerenciadas em nuvem cresce a uma taxa anual composta de 28,7%, com receitas de equipamentos previstas em US$ 5,5 bilhões
Por Srinivasa Raghavan*
Se as empresas obtiverem melhor visibilidade do custo de cada serviço em nuvem que utilizam, poderão encontrar o equilíbrio certo entre eles, reduzir as despesas operacionais e obter o melhor valor possível da nuvem.