INOVAÇÃO

Regras do jogo inibem apoio à Inovação por parte do Governo

Luís Osvaldo Grossmann ... 13/08/2020 ... Convergência Digital

Apoiar a inovação deve ser missão fundamental do Poder Público. Afinal, como aponta o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação na Prefeitura de Florianópolis, Marcus Rocha, a própria receita com tributos depende diretamente do desenvolvimento econômico. Mas ao participar do Oracle Transformation Day para setor público, realizado no dia 11 de agosto, ele lembrou que as regras não facilitam a participação dos governos. 

“O dinheiro do governo vem dos tributos. Se não tiver desenvolvimento econômico, se a gente não ajudar os empreendedores, mais à frente o governo não se sustenta. Mas tem uma insegurança jurídica grande. A Lei 8.666/93 foi criada para acabar com o risco na compra pública, mas a inovação tem naturalmente o risco dentro dela”, afirmou. 

Florianópolis conta, nominalmente desde 2012, na prática desde 2017, com uma legislação específica de apoio à inovação, mas mesmo assim a tarefa do gestor público é complexa. 

“Quando falo de inovação, tenho muito mais que compartilhar o meu problema, numa ótica de inovação aberta, do que escrever um termo de referência. Porque se tenho uma ou duas empresas inovadoras com uma solução específica, se escrever o termo para elas estou dirigindo a licitação, o que obviamente não é correto. Mas não tem outro mecanismo para solucionar isso.”

Segundo ele, “para que o governo entre mais de cabeça, ainda que tenha melhorado com a Lei de Inovação, mas que consiga efetivamente se integrar, fazendo aquisição de soluções, retroalimentando o ciclo virtuoso, temos que reduzir o gap jurídico que nós temos”. 


Cloud Computing
Hospital Care vai às compras e reforça transformação digital

Com foco em fusões e aquisições no setor de saúde, a holding vem obtendo inúmeros ganhos de integração e sinergia entre as empresas adquiridas e suas diferentes soluções locais, passando a atuar por meio de um Centro de Serviços Compartilhados que provê serviços corporativos a todas as unidades do grupo. Empresa aposto no SAP S/4HANA.

Startup nacional é acelerada para avançar no uso dos robôs de investimento

Solução da Allê Invest foi escolhida pelo Hupp, programa de aceleração da Abrapp - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar - para ser acelerada. Mercado é estimado em US$ 18 trilhões no mundo, em 2025.

Disputa pelos 'sem banco' acirra guerra entre bancos e fintechs de pagamento

Pesquisa, feita pela Temenos, em 32 países indica que 29% dos executivos de instituições financeiras mostra que um de cada três bancos vê as fintechs como ameaça principal aos seus negócios.

Covid-19: software para laboratórios permite colher dados de 5 mil pacientes por dia

Tecnologia da Fundação CERTI coleta informações em até 1 minuto e resolve o gargalo da demora nos testes em larga escala e adequado à Lei Geral de Proteção de Dados.

Inovação, mesmo antes da Covid-19, sai do centro da prioridade na América Latina

Pesquisa mostra que o compromisso das empresas caiu bastante em 2020, e os dados foram apurados antes do impacto da pandemia nos negócios.

Ministério da Economia seleciona instituição para tocar aceleração de startups

Parceira será responável pela aceleração de negócios, capacitação, mentoria, conexão com o mercado e internacionalização do programa InovAtiva Hub. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G