INOVAÇÃO

Brasil erra demais e perde muito dinheiro com propriedade intelectual

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 07/12/2016 ... Convergência Digital

O Brasil precisa se preparar para o 5G que começa em 2018, nos países mais avançados, e em 2020, numa operação comercial. "Não se pode perder esse bonde da história", advertiu o presidente para a América Latina da Qualcomm, Rafael Steinhauser, ao participar do 60º Painel Telebrasil.

Ele alertou que o país deixou um mercado como o de componentes se perder. "Tudo é muito caro no país. O custo aqui é duas vezes e meia maior do que o da China. Não há como produzir aqui. Faltam programas de políticas públicas". O presidente da Qualcomm ressaltou ainda um ponto crítico: a burocracia para registrar patentes.

"Propriedade intelectual e o Brasil está muito mal, a Qualcomm fez 4,1 mil pedidos de patentes e só 120 foram aprovadas até agora, estamos totalmente desprotegidos no País e o setor de Telecomunicações é o pior de todas as verticais". Assistam a participação de Rafael Steinhauser.


Cloud Computing
SD-WAN ganha musculatura com a Covid-19 na América Latina

Dados da IDC mostram que o crescimento dos serviços fixos de dados deram um salto por causa da pandemia e há uma expectativa de crescimento de 24% acima da previsão nos próximos cinco anos.

Covid-19: Japão troca garçons por robôs em restaurantes

Equipado com sensores e câmeras 3D, robô custa R$ 5,2 mil por mês. Robô foi criado para 'fugir' das legislações restritavas impostas pelo governo por proteção contra a pandemia.

Tecnologias vestíveis crescem 21%, mesmo com câmbio alto e pandemia

Segundo a IDC, foram vendidos 208,3 mil dispositivos como ‘fitbands’ e ‘smartwaches’ no Brasil no segundo trimestre deste 2020. 

Startup nacional é acelerada para avançar no uso dos robôs de investimento

Solução da Allê Invest foi escolhida pelo Hupp, programa de aceleração da Abrapp - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar - para ser acelerada. Mercado é estimado em US$ 18 trilhões no mundo, em 2025.

Brasileiro cria método mais simples de fazer fibra ótica

Iniciativa é do pesquisador Cristiano Cordeiro, professor do Instituto de Física da Universidade Estadual de Campinas (IFGW-Unicamp) e a fabricação se mostra muito mais simples, rápido e barato do que os tradicionais.

Disputa pelos 'sem banco' acirra guerra entre bancos e fintechs de pagamento

Pesquisa, feita pela Temenos, em 32 países indica que 29% dos executivos de instituições financeiras mostra que um de cada três bancos vê as fintechs como ameaça principal aos seus negócios.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G