Home - Convergência Digital

Oi terá 5G e dará WiFi gratuito para clientes e não-clientes no Rock in Rio

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 26/09/2019

A Cidade do Rock abre hoje suas portas para a 20ª vigésima edição do Rock in Rio, tornando-se a primeira cidade 5G do país, graças a uma rede implantada pela Oi, na faixa de 3,5GHz, em parceria com a Huawei, para testes e experiências de uso da nova tecnologia. Será também a primeira vez que todo o público do Rock in Rio estará conectado por uma rede de WiFi gratuita, disponível para clientes de qualquer operadora.

Quinta geração da conexão móvel, ainda não disponível no Brasil, o 5G será usado pela equipe de conteúdo do evento para a cobertura em suas redes sociais, com lives diárias e posts na sessão “Por trás das Câmeras”. As postagens vão mostrar os bastidores do que acontece durante as 14 horas diárias de festa no maior festival de música e entretenimento do mundo, com mais de 250 atrações espalhadas por nove palcos.

“Sugerimos ao Rock in Rio a implantação da rede 5G para transformar o evento na primeira cidade conectada pela nova tecnologia. Teremos ali um aprendizado, com os insumos que já obtivemos nos testes com 5G realizados em Búzios (março), Rio2C (abril) e na Game XP (julho). Vamos mostrar o que é a experiência 5G e teremos vários aparelhos conectados por essa rede que opera com alta velocidade e baixíssima latência. Para isso, contamos com a robustez da nossa estrutura de rede, que tem grande capilaridade e disponibilidade. Esse é o nosso diferencial”, diz José Claúdio Moreira Gonçalves, diretor de Operações da Oi.

A Oi vai fazer diversas ativações utilizando a tecnologia 5G no evento. No estande da Oi na Gameplay Arena by Game XP o visitante será convidado a fazer um passeio virtual pela orla do Aterro do Flamengo numa bicicleta conectada via rede 5G da Oi e montada em frente a um videowall. Quanto mais rápido a pessoa pedala, mais rápido o vídeo passa, num ambiente de total sincronia proporcionada pela tecnologia. A Oi foi a primeira operadora brasileira a fazer testes com a quinta geração de telefonia móvel em demonstrações abertas ao público no Brasil. A tecnologia foi apresentada pela Oi este ano na Game XP, na Rio2C e em ação na cidade de Búzios.

Megaoperação

Já a cobertura do Oi Wifi se estenderá por 345 mil m² do evento – quase a totalidade do parque –, incluindo o Palco Mundo, com 550 hotspots. Para manter a alta conectividade do local e a disponibilidade de todos os serviços (Internet, Oi WiFi e celular), foram instaladas também sete antenas para reforço da cobertura móvel 3G e 4G.

A Oi implantou um total de 56 quilômetros de cabos de fibra ótica para o atendimento de toda a operação do evento da Cidade do Rock, garantindo a melhor experiência em conectividade às 100 mil pessoas que circularão por ali diariamente durante os sete dias do festival. O som dos palcos Mundo e Sunset será transmitido pela fibra da Oi, assegurando a amplificação dos shows para toda a Cidade do Rock com baixíssima latência, o que elimina a possibilidade de delay entre a imagem do artista no telão e o som que chega nas caixas que estiverem distantes do palco. O sistema de iluminação dos dois palcos também utilizará a fibra da Oi.

Responsável por fornecer toda a infraestrutura de internet e conectividade do Rock in Rio 2019, a Oi está fornecendo links de dados de altíssima capacidade, totalizando 30 GB para garantir a conexão do evento. Para assegurar a disponibilidade dos serviços de internet na Cidade do Rock, que está totalmente conectada pela fibra da Oi, a companhia montou o NOC (Network Operation Center), o Centro de Monitoração Integrado que vai controlar toda a operação na Cidade do Rock. Outros três centros de apoio técnico darão suporte de campo para a operação do evento. O objetivo é que a melhor conexão esteja à disposição de todos: públicos, parceiros, infraestrutura e logística.

Na frente e na área externa do NOC, telas de LED vão exibir diversas informações, como tráfego de dados online e o número de pessoas conectadas. A estrutura futurista de dois andares que funcionou na Game XP, em julho, foi reativada para o Rock in Rio no dia 26 de agosto. A cidade inteligente funciona a partir da infraestrutura de telecom e TI implantada pela Oi pelo menos um mês antes de o evento começar. Para tanto, foram mobilizados colaboradores de diversas áreas no planejamento e operação dos serviços, com o objetivo de garantir a alta disponibilidade.

Games clássicos e modernos à disposição do público na Oi Gameplay Arena by Game XP

Localizada numa das arenas do Rock in Rio, a Oi Gameplay Arena by Game XP vai reunir uma série de atrações durante todos os dias do evento. Num espaço com 4 mil metros quadrados e capacidade de até 3.300 pessoas totalmente conectado pela fibra da Oi, estarão disponíveis os mais variados tipos de games, dos clássicos aos mais modernos. A Oi preparou uma experiência imersiva de hiper-realidade em seu estande, que simula um passeio aéreo para você conhecer a Cidade do Rock através da fibra da Oi.

A ação reforça a comunicação da Oi Fibra, internet por fibra ótica da Oi até a casa do cliente (FTTH – fiber to the home), que atende às necessidades do público gamer, com alta velocidade e estabilidade de conexão. A identidade visual da Oi Fibra também estará presente em ônibus oficiais do evento que serão envelopados com a marca da companhia.

A Oi também é patrocinadora do palco Just Dance, em parceria com a Ubisoft. Conectada pela fibra da Oi, a atração foi sucesso de público na Game XP 2019 e tem mais de 500 músicas para o público dançar em frente à Gameplay Arena.

 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

13/12/2019
China venceu a corrida pelo 5G, que terá 2020 como ano decisivo

12/12/2019
Rodrigo Abreu assume a presidência da Oi em 31 de janeiro

12/12/2019
Novo edital do 5G transforma ágio em obrigações, mas decisão fica para 2020

12/12/2019
Oi Futuro e Sebrae lançam edital de aceleração para empreendedores

11/12/2019
Teles querem filtros nas parabólicas e 100 MHz adicionais no leilão 5G

10/12/2019
Oi diz que teve prejuízo com o que Lava Jato chama de favorecimento

10/12/2019
Eurico Teles deixa o comando da Oi em 30 de janeiro

09/12/2019
Ericsson assume culpa e fecha acordo de US$ 1,06 bi com a Justiça dos EUA

09/12/2019
Casa Civil oficializa entrada do 5G no Programa de Parcerias de Investimentos

09/12/2019
Rede da Oi em evento de cultura geek trafegou 44 Terabytes de dados

Destaques
Destaques

Redes privadas no 5G impulsionam o crescimento econômico do País

“Nas quatro verticais indicadas pelo governo as redes privadas podem ter impacto forte. Por isso a abertura regulatória é muito importante”, defende a gerente da Qualcomm, Milene Pereira. 

Teles não podem repetir 4G e serem engolidas pelas OTTs no 5G

“A gente não pode perder o bonde da aplicação, como aconteceu com Netflix, Spotify, Google, YouTube. Precisamos participar da cadeia de faturamento”, afirma o consultor de telecom da Claro, Carlos Alberto Camardella. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Carro autônomo: decisões baseadas em dados vão evitar acidentes?

Por Rogério Borili *

O grande debate é que a inteligência dos robôs precisa ser programada e, embora tecnologias como o machine learning permitam o aprendizado, é preciso que um fato ocorra para que a máquina armazene aquela informação daquela maneira, ou seja, primeiro se paga o preço e depois gerencia os danos.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site